Gavião | Torneio de futebol homenageou Cartucho e 30 anos de dedicação desportiva

Presidente da direção de Os Gavionenses, Fernando António, e o homenageado António Martinho 'Cartuxo'. Foto: DR

Gavionenses, Ortiga e Dragões de Alferrarede disputaram este sábado na campo do Salgueirinho, em Gavião, um torneio triangular de preparação para a época desportiva que se avizinha, tendo a direção do clube decidido homenagear António Ferreira Martinho, mais conhecido por Cartucho, ele que foi guarda redes do CF Os Gavionenses e, posteriormente, treinador e dirigente desportivo.

PUB

Atualmente é Diretor Desportivo do clube de Gavião e, com a acumulação dos cargos, já trabalhou em prol d’Os Gavionenses mais de 30 anos. Esta homenagem, além da componente desportiva que os jogos acarretam, está relacionada com a manifestação pública, e em vida, de alguém que é acarinhado por todos os que pertencem, ou passaram, pelo fenómeno desportivo no distrito de Portalegre e por Os Gavionenses.

A direção dos Gavionenses homenageou António Ferreira Martinho, mais conhecido por Cartucho, ele que foi guarda redes do CF Os Gavionenses e, posteriormente, treinador e dirigente desportivo. Foto: DR

Segundo Nuno Gomes, o treinador da equipa senior, que vai disputar o campeonato da 1ª divisão distrital de Portalegre, “os jogadores, o grupo e a estrutura não ficaram indiferentes a esta homenagem”, tendo afirmado que “o concelho envolveu-se, o Município apoiou e o clube proporcionou” uma festa bonita a quem tanto tem dedicado ao desporto no concelho e na região.

Da esq…Enfermeiro, Fernando Severino, Moura, Cartucho, Nuno Gomes e Paulo Renato.

Nuno Gomes, 38 anos, jogou em clubes como o  Sport Abrantes e Benfica (toda a formação), Abrantes Futebol Clube, Grupo Desportivo de Alcaravela, Grupo Desportivo Bemposta, C.D.C. Foros do Arrão, Elétrico Futebol Clube, Clube de Futebol os Gavionenses,  Tramagal Sport União e A.M. Amoreira.

Como treinador, Nuno Gomes já orientou as equipas do Sport Abrantes e Benfica, União Desportiva Abrantina, Associação Desportiva de Mação, Winning League Figo Football Academy (China), foi selecionador Distrital da Associação de Futebol de Santarém (Sub 14), e treina desde 2018 o Clube de Futebol os Gavionenses.

PUB
Plantel de Os Gavionense

Mediotejo.net – Quanto ao torneio de preparação em si, como foi em termos qualitativos e competitivos, tendo em conta que o Gavionense jogou com duas equipas da 2ª distrital de Santarém. O futebol é muito diferente em Santarém do praticado em Portalegre?

Nuno Gomes – Em Santarém o campeonato há mais competição, em termos de quantidade e qualidade. 90% das equipas têm todos os escalões de formação e isso reflecte-se na composição das equipas seniores, a curto ou longo prazo. Isso também é espelhado no número de divisões, e no número de equipas existentes nas diferentes competições organizadas pela Associação de Futebol de Santarém (A.F.S.).

Ao nível de infra-estruturas, os clubes da Associação de Futebol de Portalegre (A.F.P.) dispõem de condições invejáveis, e o Clube de Futebol os Gavionenses é a prova disso. Além da homenagem, era importante aliar a componente desportiva ao dia vivenciado.

Sendo de realçar a relação entre as direcções das equipas convidadas, o historial e objetivos do C.D.R.D. de Alferrarede e L.R.M. Ortiga, a competitividade estava assegurada. A elevada aderência do público foi notória e todos saíram a ganhar, nomeadamente a direcção do C.F. Gavionenses, liderada pelo Fernando António, o homenageado, os jogadores, e quem teve a oportunidade de estar presente.

Objetivos do Gavionense para esta época na 1ª distrital de Portalegre, principais candidatos à subida, e como vê a equipa que tem constituída.

Nuno Gomes – Os objetivos passam por fazer melhor que o ano anterior, terminámos no 6º lugar. A entrada de 10 novos jogadores, entre os quais dois atletas que transitaram do nosso escalão de juniores, veio trazer mais quantidade e qualidade ao plantel para a época 19/20. A maioria dos reforços jogavam em clubes de Santarém, mas também conseguimos um reforço que competia na Associação de Futebol de Lisboa.

Notas dominantes são o equilíbrio do plantel e da jovialidade, sendo 23 anos a média de idade dos jogadores. Nestes primeiros momentos de período pré competitivo, os jogadores estão a mostrar empenho, compromisso, qualidade e espirito de grupo. São ingredientes fundamentais para se alcançar o sucesso e é isso que queremos esta época, vitórias antecedidas de muito trabalho. Estas condições estão a ser proporcionadas por uma direcção sempre presente e activa. Desde o Presidente, Fernando António, aos elementos da direcção a presença nos treinos e jogos é assídua, o apoio à equipa técnica e jogadores é constante e o tempo despendido ao clube, muitas vezes privando a vida pessoal, é permanente.

Realce ainda para a criação de mais um escalão de formação, Sub-11, mais um passo para o crescimento do clube.

José Pio, presidente da CM Gavião, juntou-se à festa ao homenageado

Quais são os próximos jogos de preparação e quando começam os jogos oficiais?

Iniciámos o período pré competitivo no dia 2 de setembro e até ao momento já realizamos 5 jogos de treino, embora 4 tenham sido em torneios triangulares com a duração de 45 minutos.

No próximo domingo, dia 22 de setembro, às 16 horas, vamos ter o nosso jogo de apresentação contra o Núcleo Sportinguista de Alferrarede, iremos também apresentar todos os atletas do escalão de formação. Até ao início da competição, que será no dia 13 de outubro para a Taça em Portalegre contra o Portalegrense, ainda iremos realizar mais 4 jogos no período pré-competitivo.

Na primeira jornada do campeonato, no dia 20 de outubro, arrancamos com uma sempre difícil deslocação a Castelo de Vide.

Aos sócios e simpatizantes pedimos apoio e presença este ano no nosso Salgueirinho, a atitude e empenho de todos será constante de forma a deixarmos todos os Gavionenses orgulhosos. Juntos somos mais fortes.

As três equipas com o homenageado

Resultados:

C.F.Gavionenses 1- 0 LRM.Ortiga

LRM.Ortiga 0 – 2 CDRD Alferrarede

C.F.Gavionenses 1 – 1 CDRD Alferrarede

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here