Gavião | Nelson de Souza, “um membro do governo feliz” na XXVII Feira Mostra (C/FOTOS)

Abertura oficial da XXVII Mostra de Artesanato, Gastronomia e Atividades Económicas que contou com a presença do ministro do Planeamento, Nelson de Souza. Créditos: mediotejo.net

O ministro do Planeamento abriu esta sexta-feira a XXVII edição da Feira Mostra de Gavião, vila do norte alentejano que vai mostrar até domingo um “Alentejo diferente” através de um certame dedicado ao artesanato, gastronomia e atividades económicas, com 60 expositores e quatro espaços de restauração onde se pode provar os melhores petiscos do concelho.

PUB

A abertura oficial decorreu esta sexta-feira, 12 de julho, junto aos 60 expositores de artesanato representativos das atividades económicas do concelho, logo ao lado dos quatro espaços de restauração apresentando-se como uma mostra da gastronomia de Gavião, e também da azáfama dos últimos preparativos no enorme palco que recebe os vários espetáculos musicais, no Jardim do Cruzeiro, nos três dias de festa.

O certame que é imagem de marca daquele concelho do Norte alentejano junta este ano Anselmo Ralph, Blaya e David Carreira como destaques do cartaz musical num programa que conta ainda com atividades desportivas, culturais entre muitas outras propostas.

Abertura oficial da XXVII Mostra de Artesanato, Gastronomia e Atividades Económicas que contou com a presença do ministro do Planeamento, Nelson de Souza. O corte da fita. Créditos: mediotejo.net

O ministro do Planeamento, Nelson de Souza cortou a fita, em conjunto com o presidente da Câmara Municipal de Gavião, José Pio (PS), abrindo as festividades, seguindo-se uma visita do Executivo municipal e convidados aos expositores da mostra de artesanato e atividades económicas.

As palavras que antecederam a visita estiveram a cargo do presidente da Câmara e do ministro do Planeamento. Trata-se de um evento organizado pelo Município no sentido de divulgar a cultura, a gastronomia e também o tecido empresarial do concelho, com o objetivo de promover o território.

PUB

Durante a abertura oficial da XXVII Mostra de Artesanato, Gastronomia e Atividades Económicas de Gavião o ministro disse ser “um membro do governo feliz” por ter passado o dia “no interior” do País. Nesse périplo garantiu ter visto “Portugal a mexer-se, com dinâmica, com uma vontade de querer o melhor para os seus e não deixar ninguém para trás”.

Abertura oficial da XXVII Mostra de Artesanato, Gastronomia e Atividades Económicas que contou com a presença do ministro do Planeamento, Nelson de Souza. Créditos: mediotejo.net

Afirma ter sido “o fundamental” conseguido por todos, sobretudo nestes últimos 4 anos. “Hoje acreditamos mais no nosso futuro, em todo o lado; nas grandes cidades, nas vilas médias mas também nas de menor dimensão. Fruto do trabalho de todos mas também daqueles que se dedicam às políticas e causas públicas que muitas vezes são vilipendiados e acusados mas que todos os dias tentam promover o bem estar das populações”, notou.

A associação a dois eventos de Gavião representou para o ministro uma “honra” significando “vontade de assegurar outras condições para as pessoas que vivem em Gavião” disse, referindo a recente cerimónia de lançamento da primeira pedra do ‘ninho de empresas’.

Por seu lado, o presidente da Câmara Municipal de Gavião, José Pio, que começou por dirigir palavras de agradecimento aos presentes, nomeadamente ao ministro por “estimular” e “dar alento” à continuação do trabalho do Município, falou também para os munícipes presentes lembrando as promessas eleitorais designadamente que este segundo mandato autárquico seria na “procura de oportunidades de investimento e da realização material de candidaturas já efetuadas no âmbito do Quadro Comunitário 2014/2020”.

Abertura oficial da XXVII Mostra de Artesanato, Gastronomia e Atividades Económicas que contou com a presença do ministro do Planeamento, Nelson de Souza. Durante o discurso do presidente da Câmara, José Pio. Créditos: mediotejo.net

Referindo também o lançamento da primeira pedra da Incubadora de Empresas não Tecnológicas de Gavião “uma infraestrutura que acreditamos ser fundamental para estancar a perda de jovens e de mão de obra qualificada que tem acontecido nos últimos anos”, José Pio mencionou “o lançamento da obra de remodelação da piscina coberta, no decorrer da próxima semana” e o PR8 – Percurso Pedestre Rota da Sirga, que “será lançada muito brevemente e ligará o passadiço do Alamal ao PR2 numa extensão de 7500 metros”.

Referiu igualmente a Casa do Antigo Seminário que entrará brevemente em obra no sentido de “albergar a maravilhosa coleção de carros de atrelar de José Hipólito Raposo” e também “a recuperação da antiga Casa de João Ascensão e o arranjo de toda a envolvente” para que Gavião deixe de ser o único concelho do Norte alentejano sem piscina descoberta.

Entre os projetos em destaque, ainda a regeneração urbana da Rua 23 de novembro junto ao Agrupamento de Escolas, com ligação pedonal à Rua dr. Dias Calazans, o arranjo da Fonte Nova “transformando um espaço degradado, numa estação de serviço para auto caravanismo, será uma realidade em obra ainda a iniciar” em 2019, garantiu.

Abertura oficial da XXVII Mostra de Artesanato, Gastronomia e Atividades Económicas. Créditos: mediotejo.net

José Pio lembrando que este ano Gavião celebra os 500 anos de atribuição do Foral Manuelino, indicou que em 2019 a Mostra tem também essa marca. A abertura ficou marcada também pela presença da Banda Juvenil do Município de Gavião que tocou para os presentes antes do corte da fita, em frente à entrada principal da festa, junto à rotunda ao lado do Jardim do Cruzeiro.

Anselmo Ralph abriu o entretenimento no palco principal do evento. Enquanto Blaya atua este sábado, dia 13, às 22h30, em concerto antecedido de um espetáculo de acordeão de Bruno Gomes e Márcio Cabral (21h00). Para continuar a alimentar o fogo de Blaya, atuam durante a madrugada o DJ Wilson Honrado (01h00) e DJ Kit Kat (03h00).

David Carreira encerra a XXVII Mostra de Gavião no domingo, dia 14, com concerto agendado para as 22h30. Antes, pelas 20h00, o grupo musical ‘Akazus’ anima o Jardim do Cruzeiro e os milhares de visitantes esperados no certame maior de Gavião.

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here