Gavião | Feira Medieval de Belver propõe uma viagem no tempo às ‘Terras de Guidintesta’

Feira Medieval de Belver decorre este ano entre os dias 14 e 16 de junho. Foto: DR

A XV edição da Feira Medieval de Belver (Gavião), arranca esta sexta-feira, às 19:00, e vai decorrer até domingo, dia 16 de junho, evento que leva até à vila representações da época medieval e dezenas de artesãos que recriam um ambiente histórico e atraem milhares de pessoas à Vila Medieval. A Feira Medieval tem este ano como tema ‘A Visitação de Nuno Álvares Pereira às Terras de Guidintesta’.

PUB

À semelhança dos anos anteriores a Feira conta com “o envolvimento dos alunos do Agrupamento de Escolas de Gavião no domingo ao fim do dia, com a apresentação de armas e torneio de armas, e da Universidade Sénior”, explicou ao mediotejo.net a presidente da Junta de Freguesia de Belver, Martina Jesus.

A Feira irá decorrer com o formato das edições passadas “com recriação histórica à época, torneios, danças e animação que promete ser muito boa, os artesão e as habituais tasquinhas”, indicou a autarca.

A Feira Medieval tem este ano como tema ‘A Visitação de Nuno Álvares Pereira às Terras de Guidintesta’. Foto: DR

Para Martina Jesus “a Feira enquadra-se bem na vila histórica de Belver. São três dias de festa muito importantes para a freguesia e para o concelho. A Feira é quase uma tradição. Traz pessoas de fora, a população quase que triplica naqueles dias, o que dinamiza a economia local desde os alojamentos à restauração e até o comércio. Sem dúvida que é um evento que ajuda a divulgar e a promover a vila” de Belver, sede de uma freguesia com 580 residentes.

Quanto aos filhos da terra, “também voltam nesta altura. Há pessoas que marcam férias para poderem estar presentes na Feira Medieval” dá conta Martina.

PUB

A localidade ribeirinha de Belver iniciou em 2001 a sua tradicional Feira Medieval, evento que se realiza agora todos os anos.

A Feira Medieval tem este ano como tema ‘A Visitação de Nuno Álvares Pereira às Terras de Guidintesta’ e os festejos começam esta sexta-feira, às 19:00, a vão prolongar-se até às 00h00. No sábado, a Feira abre mais cedo, às 17:00, mantendo-se a animação e espetáculos até à meia noite. No domingo inicia igualmente às 17:00 com encerramento às 23h00. Foto: DR

Em 2018, a habitual Feira Medieval de Belver, que costuma ocorrer no terceiro fim-de-semana de junho, não se realizou porque a Câmara Municipal do Gavião e a Junta de Freguesia de Belver promoveram no mês de maio as comemorações dos 500 anos da concessão do foral à vila de Belver, pelo rei D. Manuel I.

A organização da Feira Medieval é da Câmara Municipal de Gavião em parceria com a Junta de Freguesia de Belver e com a Companhia de Teatro VivArte responsável pela animação e recriação histórica.

Jantar no Castelo durante a Feira Medieval de Belver. Foto: DR

Tendo como tema ‘A Visitação de Nuno Álvares Pereira às Terras de Guidintesta’, a Feira Medieval de Belver começa esta sexta-feira, às 19:00, e prolonga-se até às 00h00. No sábado a Feira abre mais cedo, às 17:00, mantendo-se a animação e espetáculos até à meia noite. No domingo inicia igualmente às 17:00 com encerramento às 23h00.

CONSULTE EM BAIXO O PROGRAMA DETALHADO:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here