Gavião | Conferência sobre “O Futuro do Turismo no Interior” e a influência das alterações climáticas

Castelo de Belver

A Conferência “O Futuro do Turismo no Interior – Das alterações climáticas à sustentabilidade” tem com o objetivo refletir sobre o turismo nas regiões interiores perante desafios do século XXI, como a sustentabilidade e as alterações climáticas, duas realidades muito atuais para os agentes económicos e entidades públicas. A sessão decorre quinta-feira, dia 7 de novembro, no Cineteatro Francisco Ventura, em Gavião, a partir das 09h00.

PUB

Os três temas vão trazer ao Gavião especialistas, empresários, entidades publicas e cientistas que, em quatro painéis de debate irão refletir sobre estas temáticas.
Os temas dos quatro painéis serão: 1- O turismo sustentável e as redes de oferta como pilar de desenvolvimento do interior; 2- A infraestruturação dos destinos como suporte à atividade turística no interior; 3- A diversificação do produto turístico como alavanca territorial; 4- Alterações Climáticas e a influência no futuro do turismo.

A abertura, pelas 09h15, será presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Gavião e pelo presidente da Entidade Regional de Turismo Alentejo e Ribatejo, contando ainda com a presença da Portugal Green Trave, A2Z Walking & Biking, Biosphere, Aldeias de Xisto ADXtu, Rede de Ofertas Lugares da Serra Alentejana, Cimaa/Alentejo Feel Nature, Rota da Terra Fria, Natural.pt, Turismo da Extremadura, Quinta do Maral, Parque de Esculturas de Marvão, Gavião Nature Village, Associação de Empresários de La Codosera (espanha), IPMA, Quercus, Universidade de Coimbra e MARE.

Filipe Ribeiro, do Projeto FRISK, é um dos oradores. Irá integrar o painel com o tema das Alterações Climáticas e o impacto no Turismo. Investigador da Faculdade de Ciências de Lisboa integrado no departamento MARE-Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, desenvolve, com a sua equipa internacional, projetos de investigação ligados aos recursos naturais visando compreender as suas dinâmicas e alterações.

Da Biosphere Portugal, chega Patrícia Araújo para o painel dedicado ao Turismo Sustentável e irá partilhar a visão desta instituição, que tem como missão promover modelos de gestão e desenvolvimento sustentável no interior, na indústria do turismo, encorajando a autenticidade social e cultural de cada destino e comunidade.

PUB

Da Portugal Green Travel, vem a Gavião Hugo Teixeira Francisco para integrar o painel dedicado ao Turismo Sustentável, partilhando a visão desta empresa que se apresenta como uma empresa de Gestão de Destinos especializada em experiências autênticas e únicas, em todo o país, sempre com uma abordagem sustentável.

Também Jorge Velez, presidente da Lugares da Serra Alentejana – Rede de Oferta, estará presente no painel  “O turismo sustentável e as redes de oferta como pilar de desenvolvimento do interior” para partilhar o trabalho feito por esta recente Rede de Oferta que agrega cerca de 40 empresários do Alto Alentejo, que se juntaram para trabalhar em conjunto no desenvolvimento turístico do território.

A espanhola Eva Martinez-Mediero Doncel, representante do Turismo da Estremadura em Portugal, estará no painel “A infraestruturação dos destinos como suporte à atividade turística no interior”, que dará a perspetiva espanhola de como ultrapassar os desafios turísticos nas regiões interiores.

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo estará representada na conferência por Ana Bernardo no painel “A infraestruturação dos destinos como suporte à atividade turística no interior” que abordará o projeto Alentejo Feel Nature – Rede de Percursos em Natureza e o produto walking como infraestrutura de ligação do território e a importância para o turismo no interior.

Da Portugal A2Z Walking & Biking, Pedro Pedrosa será um dos oradores no painel dedicado ao turismo sustentável. Um operador turístico que desenvolve com sucesso atividades onde a sustentabilidade e o respeito pela natureza são o seu principal foco.

Do Turismo do Alentejo, Manuela Murteira será a convidada para o painel onde o debate se fará à roda da infraestruturação dos destinos como suporte à atividade turística no interior. O Cycling e o Autocaravanismo serão alguns dos exemplos a abordar.

A Conferência é organizada pela Câmara Municipal do Gavião, pela Associação Lugares da Serra Alentejana e pelo Turismo do Alentejo e Ribatejo.

VEJA AQUI O PROGRAMA COMPLETO

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here