Gavião | Comemorações dos 500 anos do Foral encerram com Luís Represas

Luís Represas, ex-vocalista dos Trovante. Foto: DR

As comemorações dos 500 anos do Foral manuelino entregue a Gavião encerram em grande. No domingo, o espetáculo de encerramento será mesmo um concerto com Luís Represas em conjunto com o Orfeão da Comenda. No sábado, dia 23, Feriado Municipal, a sessão solene vai contar com a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e para a noite está anunciado um espetáculo de fogo de artifício.

PUB

Um ano depois de se iniciarem as comemorações dos 500 anos de Foral a Gavião, as festividades encerram este domingo, com um programa alargado. Assim, a festa deveria arrancar logo no dia 22 de novembro (sexta-feira) com um Cortejo Histórico subordinado à temática do Foral Manuelino, mas devido à previsão de condições atmosféricas adversas as atividades previstas para esta sexta-feira, dia 22, foram canceladas.

No sábado (23), Feriado Municipal de Gavião, o Mercado Quinhentista abre às 10h00, no Largo do Município. Uma hora mais tarde começa o programa da RTP – Aqui Portugal. Devido às condições atmosféricas o programa da RTP e o Mercado de Natal vão realizar-se no Jardim do Cruzeiro.

Às 15h00 tem lugar uma sessão solene que contará com a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, evocativa dos 500 anos do Foral Manuelino de Gavião, no Cineteatro Francisco Ventura.

Pelas 16h30 haverá lugar à inauguração do Monumento Comemorativo da Atribuição do Foral a Gavião, na Alameda 25 de Abril. Quinze minutos depois serão atribuídos os prémios ao concurso de fotografia ‘Do Passado ao Presente 500 anos com História e Tradição’.

PUB

E à noite, às 22h00, no Largo do Município, decorrerá um espetáculo de fogo de artifício, com acrobacia e teatro vertical, sob o mote  ‘A história de Gavião até ao outorgamento do Foral Manuelino’.

No dia seguinte (domingo 24), há Missa solene pelas 10h00 na Igreja Matriz de Gavião, presidida pelo Bispo de Portalegre e Castelo Branco, Antonino Dias, com transmissão em direto na RTP.

Às 15h00 abre o Mercado de Natal e as comemorações encerram com um concerto de Luís Represas com a participação do Orfeão da Comenda ‘Estrela da Planície’, no Cineteatro Francisco Ventura.

VEJA O PROGRAMA ATUALIZADO:

Sábado 23 de Novembro de 2019
10H00 – Abertura do Mercado Quinhentista.
11H00 – Início do Programa da RTP – Aqui Portugal.
15H00 – Sessão Solene Presidida pela Ministra da Coesão Territorial, Dra. Ana Abrunhosa, evocativa dos 500 anos do Foral Manuelino de Gavião – Cineteatro Francisco Ventura.
16H30 – Inauguração do Monumento Comemorativo da Atribuição do Foral a Gavião – Alameda 25 de Abril.
16H45 – Atribuição de Prémios ao Concurso de Fotografia “Do Passado ao Presente 500 anos com História e Tradição” – Alameda 25 de Abril.
22H00 – Espetáculo de fogo de artifício, acrobacia e teatro vertical – “A história de Gavião até ao outorgamento do Foral Manuelino”.
Domingo 24 de Novembro de 2019
10H30 – Missa Solene na Igreja Matriz de Gavião, presidida pelo Bispo de Portalegre e Castelo Branco, Antonino Dias. Participação e acompanhamento do Coro Misto da Covilhã sob a direção do maestro Luís Cipriano. Transmissão em direto na RTP.
15H00 – Abertura do Mercado de Natal
21H00 – Espetáculo de Encerramento das comemorações – Concerto com Luís Represas e participação do Orfeão da Comenda – Estrela da Planície – Cineteatro Francisco Ventura.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here