Gavião acolhe cerimónia de apresentação da Brigada de Sapadores Intermunicipal

Foto: CIMAA

A vila de Gavião acolhe esta sexta-feira, dia 7 de dezembro, às 15:00, no jardim do Cruzeiro, a cerimónia de apresentação da Brigada de Sapadores Intermunicipal, em momento que contará com a presença do secretário de Estado da Valorização do Interior, João Paulo Catarino.

PUB

A formação desta Brigada Intermunicipal surge na sequência da candidatura efetuada pela Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), ao Fundo Florestal permanente para a criação de um Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal e constituição da Brigada de Sapadores Florestais.

Em nota de imprensa, a CIMAA refere que a criação desta Brigada que “é uma mais-valia” para o território do Alto Alentejo e visa “melhorar o dispositivo de prevenção e combate a incêndios” no distrito de Portalegre, apoiando as equipas já existentes no território.

A Brigada Intermunicipal é constituída por três equipas de sapadores florestais, com um total de 14 sapadores e um técnico florestal com formação em fogo controlado, que têm ao seu dispor viaturas todo-o-terreno devidamente equipadas para combate a incêndios florestais, com ferramentas e equipamentos manuais e moto-manuais para silvicultura preventiva, cedidos pelo ICNF.

Segundo a CIMAA, a Brigada “terá um papel fundamental na prevenção e combate a incêndios”, complementando a limpeza de caminhos, criação e manutenção de faixas de gestão de combustível, apoio à realização de queimas e queimadas de forma segura, assim como primeira intervenção e operações de rescaldo e consolidação em caso de incêndio.

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here