Futebol | União de Tomar lidera lista de convocados na seleção distrital de Santarém

Foto arquivo. mediotejo.net

O treinador Manuel Francisco já divulgou a lista dos jogadores pré-convocados para o segundo treino da seleção distrital de futebol sénior masculino de Santarém, no processo de análise dos 20 jogadores que esta época vão integrar a seleção distrital e que vai disputar a Taça das Regiões no Estádio Municipal de Abrantes entre os dias 20 e 22 de dezembro, tendo Lisboa e Setúbal como adversários.

Dos 28 atletas de 12 clubes diferentes agora convocados para o treino a realizar quarta-feira, dia 13, às 20:00, no Complexo Desportivo Ribeiro Ferreira (relvado sintético), em Vila Chã de Ourique, o União de Tomar é o que mais se destaca, fornecendo cinco jogadores para a seleção, a exemplo do sucedido no primeiro treino de conjunto, sendo agora a principal novidade a inclusão de dois jogadores do Alcanenense, equipa que disputa a 2ª divisão distrital.

Em declarações ao mediotejo.net, Manuel Francisco disse que é o tempo de ver e observar outros jogadores, antes de definir o lote final dos 20 atletas que vão representar o distrito na Taça das Regiões. “O treino a realizar no dia 27 de novembro já não vai ter tantos atletas, será um lote mais perto do grupo final a selecionar para a competição”, notou.

Manuel Francisco é o treinador da seleção distrital de futebol sénior masculino de Santarém. Foto: Facebook/Manuel Francisco

“Nesta 2ª pré-convocatória há jogadores que saem e outros que entram, mas não quer dizer que os que saíram não integrem o lote final dos 20 jogadores a selecionar e não quer dizer que os que entraram não saiam”, disse o técnico, tendo feito notar que “há muitos e bons jogadores” para integrar a seleção distrital, uns mais novos, outros mais experientes.

Questionado sobre o estado de espírito dos atletas, Manuel Francisco disse que o mesmo “é bom” e que os jogadores devem estar orgulhosos de serem chamados a representar a seleção. “Este é o clube do distrito e o facto de virem aqui é sinal de destaque para os atletas e é motivo de orgulho para todos”, frisou.

Lista de convocados para a 2ª pré-convocatória:

AD FAZENDENSE (1) Diogo Oliveira
AD MAÇÃO (2) Francisco Sousa e  Miguel Fernando
UFC ALMEIRIM SAD (1) Bernardo Oliveira
AD MAÇÃO (2) Francisco Sousa e  Miguel Fernando
CD AMIENSE (2) Joaquim José Batim e Tiago Mateus
CD TORRES NOVAS (3) Ivan Alves, Miguel Miguel e Ricardo Dias
RIO MAIOR SC (3) Arnaldo Ferreira, Edmilson Djaló João e Almeida
SL CARTAXO SAD (2) Francisco Reis e Ricardo Lamy
GD CORUCHENSE (3) Bruno Bolinhas, Diogo Conceição e Rui Bento
UFCI TOMAR (5) Chrystian Pedroso, David Vieira, Leandro Filipe, Luis Alves, Tiago Vieira
S ABRANTES BENFICA (2) Hélio Ocante e Marcos Patrício
AC ALCANENENSE (2) Anderson Júnior e Guilherme Barbosa

Esta convocatória tem por finalidade a formação da Seleção Distrital Seniores Masculinos, com vista à participação na 1ª Fase do Torneio UEFA Regions’Cup, que se realiza entre 20 e 22 de dezembro, promovido pela Federação Portuguesa de Futebol.

A primeira concentração dos atletas aconteceu na quarta-feira, dia 6 de novembro, no Estádio Municipal Dr. Alves Vieira, em Torres Novas, onde decorreu o primeiro treino, sendo o União de Tomar o clube com mais jogadores (5) na primeira pré-convocatória, seguido do Almeirim e Cartaxo, que forneceram quatro jogadores. Torres Novas, Fazendense, Coruchense (com 3 jogadores), Amiense, Rio Maior e Abrantes e Benfica (com 2 jogadores)  e AD Mação (1) são os outros clubes da 1ª divisão distrital que viram atletas seus convocados para a seleção de Santarém, entretanto atualizada.

“Calhou-nos um grupo difícil, com duas equipas muito fortes neste tipo de competição, a par de Porto, Braga e Aveiro, mas temos jogadores com qualidade para disputar o apuramento”, disse ao mediotejo.net o selecionador distrital, que tem como adjunto João Madeira e como treinador de guarda-redes Rogério Vasconcelos.

PUB
Estádio Municipal Dr. Alves Vieira, em Torres Novas, acolheu o primeiro treino da seleção distrital. Foto: mediotejo.net

Questionado sobre os jogadores que tem selecionado dos diferentes clubes para representarem a seleção distrital, Manuel Francisco disse que a mesma resulta das “observações” que foi fazendo das várias equipas, tendo referido ser “natural” que os melhores jogadores estejam na 1ª distrital e nas equipas mais bem classificadas, tendo na 2ª pré-convocatória chamado aos trabalhos dois jogadores do Alcanenense, clube que disputa a 2ª divisão distrital.

“São jogadores que se adequam aos objetivos e às características que entendemos se adequam ao modelo de jogo que queremos a equipa pratique”, disse o treinador que se estreia a orientar a seleção distrital de seniores. “É aliciante, uma nova experiência e uma honra poder representar a seleção”, notou.

O União de Tomar lidera a convocatória com cinco jogadores selecionados para representar Santarém. Foto: João Flores

Esta convocatória tem como objetivo formar a seleção distrital de Santarém para a 1ª fase do torneio da UEFA Regions´Cup  que se realiza entre os dias 20 e 22 de dezembro na zona norte do distrito, provávelmente em Abrantes, sendo o evento desportivo organizado pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF). A seleção de Santarém joga no dia 20 e 21 com Setúbal e Lisboa, respetivamente, jogando as seleções de Lisboa e Setúbal entre si no dia 22.

O selecionador Manuel Francisco Russo começou a época 2019-2020 como treinador da equipa senior do União Futebol Clube de Almeirim, clube a que esteve ligado muitos anos como jogador e como treinador nos escalões de formação, para além de ter orientado equipas como Benavente, Alpiarça, União de Santarém, e Fazendense.

PUB
O ponta de lança Marcos Patrício, a representar o Abrantes e Benfica, foi um dos abrantinos convocados, a par de Hélio Ocante. Foto: mediotejo.net

1ª pré-convocatória da seleção distrital de Santarém:

União de Tomar – David Vieira, Fábio Vieira, Leandro Filipe, Luís Alves, e Tiago Vieira

SL Cartaxo, SAD – Antonio José, Francisco Miguel, Ricardo Lami e Rui Caniço

União de Almeirim, SAD – Bernardo Oliveira, Filipe Pereira, João Palhoto e João Gomes

AD Fazendense – Diogo Oliveira, Rodrigo Neves e Ruben Noque

CD Coruchense – Cristiano Aniceto, Diogo Conceição e Rui Bento

CD Torres Novas – Ivan Alves, Miguel Miguel e Ricardo Dias

CD Amiense – Joaquim José e Luís Moleiro

Rio Maior SC – Arnaldo Ferreira e João Almeida

Sport Abrantes e Benfica – Hélio Ocante e Marcos Patrício

AD Mação – Francisco Sousa

A representar o Mação, o guarda-redes Francisco Sousa foi convocado para representar a seleção distrital. Foto arquivo: mediotejo.net

A Taça das Regiões é uma prova inter-associações que decorre de duas em duas épocas e através da qual a Federação Portuguesa de Futebol pretende apurar a Associação Distrital que vai representar Portugal na UEFA Regions Cup, competição europeia que se disputa na época 2020-2021.

Esta competição nacional decorre em duas fases, uma primeira de âmbito zonal que se vai jogar de 20 a 22 de dezembro e uma segunda fase, para a qual será apurado o 1º classificado de cada grupo da fase zonal, que tem como objetivo de encontrar o vencedor da prova e respetivo representante português a nível europeu.

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here