Futebol | Taça do Ribatejo – história e vencedores da prova rainha da AF Santarém

Joga-se este domingo a 1ª jornada da temporada 2019-2020 da 42ª edição da Taça do Ribatejo de futebol de 11 em seniores masculinos, a prova rainha do futebol distrital gerido pela Associação de Futebol de Santarém. A competição arranca com os primeiros jogos da fase de grupos, envolvendo todas as equipas da 2ª divisão distrital, à exceção das equipas B (Sport Abrantes e Benfica B, Tomar B, Ferreira do Zêzere B e Fazendense B).

PUB

A Taça do Ribatejo teve a época de 1976-1977 como estreia, mas logo na época seguinte não se disputou, sendo desde 1978-1979 disputada sem interrupções.

Durante a sua história, vários modelos de disputa foram testados. A eliminar desde a primeira ronda, por zonas (juntando-se as duas zonas numa só, em fase mais adiantada), até ao modelo que agora vigora. Uma primeira fase disputada por grupos e só com equipas da 2ª divisão distrital, em que se apuram os dois primeiros classificados, e uma segunda fase já a eliminar até à final.

O União de Santarém é o atual detentor da Taça do Ribatejo, tendo conquistado a dobradinha na última época desportiva. Foto: mediotejo.net

A Taça do Ribatejo arranca este domingo, dia 22 de setembro, com os primeiros jogos da fase de grupos, envolvendo todas as equipas da 2ª divisão distrital, à exceção das equipas B (Sport Abrantes e Benfica B, Tomar B, Ferreira do Zêzere B e Fazendense B).

A 2ª jornada disputa-se a 29 de setembro e a 3ª e última desta fase a 5 de outubro. As pré-eliminatórias disputam-se a 29 de dezembro, já envolvendo as equipas da 1ª divisão, estando a final da Taça agendada para 23 de maio de 2020.

PUB

A primeira edição da Taça do Ribatejo foi vencida pelo Clube Desportivo Amiense, e a partir dai já mais 22 emblemas levantaram o “caneco”.

Desde a época 2015-2016 que há um clube que se destaca dos demais em número de Taças conquistadas. A Associação Desportiva Fazendense de Fazendas de Almeirim, concelho de Almeirim. Ao vencer no dia 1 de maio de 2016 o Riachense, no desempate pela marcação de grandes penalidades, passou a ser o único clube do distrito de Santarém com quatro Taças do Ribatejo na montra de troféus.

O Fazendense é o clube que soma mais conquistas (4) da Taça do Ribatejo. Foto: mediotejo.net

Depois dos auri-negros há quatro equipas que já venceram a Taça por 3 vezes. Tramagal Sport União, Clube Desportivo Amiense, Grupo Desportivo “O Coruchense” e Clube Atlético Riachense.

Lista completa dos vencedores da Taça do Ribatejo em seniores masculinos:

4 Vitórias – AD Fazendense

3 Vitórias – Tramagal SU, CD Amiense, GD “O Coruchense”, CA Riachense.

2 Vitórias – CDR “Os Dragões” de Alferrarede, UD Rio Maior, GD Samora Correia, CD “Os Águias” de Alpiarça, SL Cartaxo, AD Mação, União de Santarém.

1 Vitória – CD Torres Novas, GD Ferroviários do Entroncamento, GD Benavente, Abrantes FC, GDR Monsanto, EFC Ouriquense, Azinhaga AC, GD Pego, GDR “Os Lagartos” de Sardoal, ADRC Vasco da Gama, SC Ferreira do Zêzere, União de Tomar.

O atual detentor do troféu é o União de Santarém que venceu na final do ano passado o Coruchense por 2-0 no Campo do Bonito, no Entroncamento.

Taça do Ribatejo arranca este domingo, dia 22 de setembro . Foto arquivo: mediotejo.net

Jogos deste domingo, dia 22 de setembro:

Série 1

Tramagal SU vs Benavente

Atalaiense vs Forense

Série 2

Espinheirense vs Goleganense

Alferrarede vs Benfica do Ribatejo

Série 3

Alcanenense vs Caxarias

Pontével vs Aldeiense

Série 4

Rebocho vs Marinhais (folga AREPA)

Série 5

Salvaterrense vs Ortiga (folga Entroncamento)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here