Futebol | Sport Abrantes e Benfica (SAB) é a única equipa 100% vitoriosa em Portugal (C/VIDEO)

O Sport Abrantes e Benfica fez hoje história no futebol sénior nacional. Com a vitória deste domingo, dia 6 de janeiro, perante o TSU, e com o empate entre Belenenses Clube e o CD Amadora, da 1ª divisão distrital da AF Lisboa, a equipa abrantina passa a ser a única equipa portuguesa 100% vitoriosa esta temporada em todos os jogos oficiais disputados esta época sob a esfera da Federação Portuguesa de Futebol.

PUB

O Sport Abrantes e Benfica (SAB) terminou o ano 2018 com 14 vitórias consecutivas, somando todos os jogos oficias da temporada, incluindo os jogos da Taça do Ribatejo. Com um total de 67 golos marcados e seis golos sofridos, o SAB integrava o restrito lote de duas equipas portuguesas de futebol sénior masculino só com vitórias no final do ano 2018.

No final do ano 2018, o mediotejo.net foi conhecer o plantel da equipa abrantina e tentar perceber o segredo para este percurso de sucesso, uma reportagem que agora republicamos.

Futebol | Sport Abrantes e Benfica (SAB) é a única equipa 100% vitoriosa em Portugal (C/VIDEO)
Sport Abrantes e Benfica a fazer história somando por vitórias todos os jogos disputados. Foto: DR

O espírito de grupo é notório e uma das imagens de marca da equipa abrantina, tendo o mediotejo.net acompanhado um treino do plantel sénior no dia 26 de dezembro, nas instalações do Estádio Municipal de Abrantes, a casa do clube.

A humildade, o respeito pelos adversários, o trabalho, a qualidade dos jogadores e o entrosamento coletivo, constituem as principais forças do conjunto orientado por Paulo Séninho, treinador do Sport Abrantes e Benfica (SAB), conjunto que lidera a série A do campeonato da II divisão distrital de Santarém e que conta por vitórias todos os jogos oficiais disputados esta época.

PUB
Futebol | Sport Abrantes e Benfica (SAB) é a única equipa 100% vitoriosa em Portugal (C/VIDEO)
Equipa do SAB tem 14 vitórias em 14 jogos oficias. Foto: mediotejo.net

Na reportagem ouvimos alguns dos intervenientes neste percurso inesquecível de 2018, desde o diretor desportivo, Gonçalo Manito, ao guarda-redes Joel, ao defesa goleador Duarte Basílio, aos capitães de equipa, liderados por Tony, passando pelo treinador, Paulo Fernando ‘Séninho’ e pela dupla de goleadores Marcos Patrício e Zé Pedro.

O SAB fechou o ano 2018 no 1º lugar da série A da 2.ª Divisão Distrital da AF Santarém com 10 jogos e 10 vitórias, 50 golos marcados e 5 golo sofridos. Na Taça Ribatejo, a equipa abrantina tem 4 jogos e 4 vitórias, soma 17 golos marcados e tem 1 golo sofrido.

Futebol | Sport Abrantes e Benfica (SAB) é a única equipa 100% vitoriosa em Portugal (C/VIDEO)
Máquina goleadora soma 67 golos marcados contra apenas 6 sofridos em 14 jogos. Foto: mediotejo.net

Os objetivos para 2019, para além do pedido de constante apoio aos domingos, são os de subir à 1ª divisão distrital e seguir o mais longe possível na Taça do Ribatejo, quem sabe, chegando à final da prova.

O Sport Abrantes e Benfica (SAB) e a União Desportiva Abrantina (UDA) idealizaram e concluíram no ano 2018 um processo de integração que deu origem a uma única coletividade e que mantém o nome do centenário SAB, clube que fez assim regressar esta época o futebol sénior após uma ausência de quase três décadas. Com mais de 200 atletas em competição, o SAB é o único clube do concelho de Abrantes com todos os escalões de formação no ativo nesta época desportiva.

Burilados “os aspetos técnicos, administrativos, logísticos e financeiros”, a integração da UDA no SAB foi um processo tão “corajoso” quanto “natural”, tendo os dois clubes entendido que “este é o caminho que poderá levar à evolução do futebol em Abrantes, para além de permitir uma racionalidade de meios económico-financeiros e logísticos adaptados à realidade atual”.

Futebol | Sport Abrantes e Benfica (SAB) é a única equipa 100% vitoriosa em Portugal (C/VIDEO)
Gonçalo Manito, diretor desportivo do SAB, Paulo Neto, presidente do clube, e António Carvalho, vice-presidente. Foto: mediotejo.net

Os três elementos decisivos para o desenrolar deste processo, num trabalho quase ‘invisível’, assumem posições de destaque na estrutura dirigente do Sport Abrantes e Benfica São eles o vice-presidente do SAB, António Carvalho, Gonçalo Manito, ex-diretor da UDA e atual diretor desportivo do SAB, e também Paulo Neto, presidente da direção do clube abrantino.

*Fotos: Jorge Santiago

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here