Futebol | Análise à 1ª fase da Liga Inatel, por Telmo Gomes

O Seiça é o atual campeão em título da Liga Inatel. Foto: GDS

E finalmente chegou um dos momentos mais esperados da época, o fim da primeira fase que divide desde já os “Grandes” da Série 1 que irão lutar pelo título distrital da Liga Inatel e os outros que irão disputar honrosamente o troféu da Serie 2. Uma última jornada repleta de resultados surpresa, devido a praticamente tudo estar já definido na questão do apuramento e pela rodagem de planteis que se fez sentir em muitos campos por este distrito fora. Confira os clubes apurados para a série 1 e para a série 2.

Liga INATEL 19/20 – 10ª Jornada:

Grupo E:

PUB

Seiça 0-1 Bairrense

Alcanhões 0-1 Assentiz

PUB

Azinhaga 0-0 Alcobertas

Num grupo já quase arrumado em que faltava apenas saber quem iria levar o “Título” de Campeão da Série E, o frio fez-se sentir nas pernas dos avançados que só conseguiram materializar dois golos em 240 minutos de jogo. Na decisão do grupo, o Bairrense surpreendeu o Campeão Distrital no seu reduto e venceu por uma bola a zero o Seiça e assim vão caminhar juntos até a Série 1. Quem também conseguiu obter uma vitória forasteira foi o Assentiz com um remate do meio da rua no sempre difícil terreno do Alcanhões. Quem não atou nem desatou foi a Azinhaga na recepção ao Alcobertas em que o público presente esperou e desesperou por um golo.

Grupo F:

Água Travessa 2-1 São Facundo

Alvega 1-4 Rossiense

Vale de Açor 4-1 Brunheirinho

Neste grupo em que o vencedor já era conhecido e faltava apenas saber quem iria acompanhar o Alvega na Série 1, o frio parece que não se fez sentir tanto, ou pelo contrário, o frio foi tanto que festejaram-se imensos golos. Em Água Travessa, onde o São Facundo apenas podia pensar em vencer, as coisas correram ao contrário e foi o Água Travessa a vencer e arrumar de vez com as aspirações do São Facundo em ascender à Série 1. Em Alvega houve uma mão cheia de golos. Estranhamente, ou não, o Rossiense goleou por 4 a 1 e assim garantiu a presença na Série 1. No jogo disputado no sábado o Vale de Açor acabou da melhor maneira esta fase com uma vitória também por 4 a 1 frente ao frágil Brunheirinho.

Grupo G:

Vilarregense 2-0 Bemposta

São Miguel do Rio Torto 0-0 Envendos

Folgou o Alcaravela

No grupo onde talvez resida a maior desilusão desta primeira fase, o Alcaravela, finalista vencido da última edição, o Vilarregense recebeu a Bemposta numa antevisão ao que poderá acontecer na Série 1 e venceu mostrando que o sua caminhada até ao momento se deveu a muito querer e ambição. No outro jogo, disputado no sábado em São Miguel do Rio Torto, nem a equipa da casa, nem os Envendos conseguiram encontrar o caminho para a baliza e acabaram o jogo tal como o iniciaram. O Alcaravela folgou mas já estava fora do caminho do apuramento para a série 1.

Grupo H:

Mouriscas 4-0 Concavada

Sentieiras 3-1 Carvalhal

Folgou o Vale das Mós

Num grupo já decidido e arrumado, esta última jornada trazia dois “derbys” para o povo sair a rua. Nas Mouriscas, a recepção ao líder Concavada era visto como um teste de fogo à moral e capacidade das Mouriscas em assumirem-se como candidatos à Série 2 e este resultado de 4-0 mostrou bons indicadores. Nas Sentieiras, a equipa da casa, já apurada e sem pressão, recebia os vizinhos dos Lobos de Carvalhal num jogo sempre apetecível e disputado. A vitória acabou por sorrir aos Senti_Amarilla por 3-1. Uma palavra de rápidas melhoras ao jogador do Carvalhal que teve de ser transportado para o Hospital.

*O sorteio da próxima fase será no dia 24 de janeiro as 21:00 na Loja do INATEL Santarém

Depois desta intensa primeira fase, em que apareceram como esperado algumas surpresas e desilusões, deixo agora aqui as 16 equipas apuradas para a Série 1 onde se prevê muita luta, e as 28 para a Série 2, onde se pode desde já ver que há quatro ou cinco equipas prontas a vencer esta Série 2, pelo menos, e para já, no “papel”:

Série 1:

– Bairrense; Seiça; Alvega; Rossiense; Bemposta; Vilarregense; Concavada; Sentieiras.

– Montinhos dos Pegos; Vale da Pinta; Valcavalense; Figueirense; Paço dos Negros; Cortiçadense; Lavre; Santanense.

Série 2:

– Azinhaga; Alcobertas; Assentiz; Alcanhões; São Facundo; Água Travessa; Vale de Açor; Brunheirinho; Alcaravela; Envendos; São Miguel do Rio Torto; Mouriscas; Carvalhal; Vale das Mós.

– Estevense; Carapuçanense; Foros de Lagoiços; Foros do Arrão; Parreira; Sumol+Compal; Biscainho; Lamarosa; Azervadinha; Fajardense; Raposense; Areias; Errense; Malhada Alta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here