Ferreira do Zêzere | Uma Via-Sacra no coração do património natural da região (c/vídeo e fotos)

Descendo a serra até ao rio Zêzere, a Via-Sacra “Uma vela a Jesus”, que percorre os cruzeiros que ligam as aldeias de Paio Mendes a Dornes, no concelho de Ferreira do Zêzere, é um trajeto pelo património natural do município – em forte recuperação dos incêndios de há dois anos – captando ao mesmo tempo uma certa essência da portugalidade e do interior centro do país.

PUB

No Domingo de Ramos, 14 de abril, a tradição tornou a repetir-se, acompanhada mais uma vez pela música da Associação Recreativa Filarmónica Frazoeirense.

A iniciativa tem mais de uma década e pretendeu aproveitar o património edificado já existente, nomeadamente um conjunto de cruzeiros que compõem uma rota de quatro quilómetros descendo a serra, para reunir a comunidade ferreirense e as várias paróquias locais em torno das celebrações da Semana Santa, explicou ao mediotejo.net Carlos Sousa, presidente da Filarmónica Frazoeirense.

A associação tem organizado o evento em conjugação com o Santuário de Nossa Senhora do Pranto, reunindo todos os anos cerca de um milhar de pessoas no Domingo de Ramos.

A procissão foi presidida pelo Bispo da Diocese de Portalegre – Castelo Branco, D.Antonino Dias, tornando a reunir uma pequena multidão, entre pequenos e graúdos e inclusive visitantes de fora do município. Engalanados de flores, os cruzeiros são ponto de paragem para a leitura das 14 passagens da paixão de Cristo, num momento que adquire uma mística própria pela paisagem verdejante que envolve o rio Zêzere.

PUB

À medida que se desceu a serra e se recordaram as cruzes que todos carregamos, foi lembrado em oração as vítimas do ciclone Idai, em Moçambique.

Via Sacra de Dornes. Arranque de Paio Mendes, no primeiro cruzeiro, com bispo de Castelo Branco

Publicado por mediotejo.net em Domingo, 14 de abril de 2019

 

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here