Incêndio com duas frentes lavra com intensidade em Ferreira do Zêzere, quatro habitações ardidas

ATUALIZAÇÃO às 01h14: Incêndio ativo com duas frentes está a ser combatido por 285 homens apoiados por 82 meios terrestres

PUB

ATUALIZAÇÃO às 00h50: Pelo menos quatro habitações terão sido consumidas pelas chamas em Dornes, avança uma fonte da proteção civil ao mediotejo.net. Aldeia do Maxial foi evacuada, de acordo com as últimas informações. Há um incêndio a lavrar na zona da Pista de Valadas.

Incêndio com duas frentes lavra com intensidade em Ferreira do Zêzere, quatro habitações ardidas
Incêndio em Dornes Foto: D.R.

O incêndio de Ferreira do Zêzere que deflagrou na sexta-feira em Beco e que tinha sido dado como dominado, reativou esta tarde, tendo sido já retiradas várias pessoas das suas habitações, disse o presidente da Câmara.

“O fogo está com uma dimensão dantesca, a evoluir rapidamente e com projeções muito largas”, disse à agência Lusa o presidente daquele município do distrito de Santarém, Jacinto Lopes, referindo que “há casas em risco” e que, “por questões de segurança”, foi necessário retirar algumas pessoas das suas casas, tendo estas sido transportadas para a Santa Casa da Misericórdia de Ferreira do Zêzere.

Segundo disse o autarca, cerca das 22:30, a partir do posto de comando instalado junto à igreja de Nossa Senhora da Orada, freguesia de Beco, “a situação está muito complicada e existem muitas preocupações”, tendo precisado que “15 pessoas foram transferidas por precaução da aldeia de Ral”, freguesia de Beco, nomeadamente idosos e pessoas acamadas.

“Vai ser uma noite a defender pessoas e casas, temos muito trabalho pela frente”, vincou, relativamente a um incêndio que o autarca afirmou ter “mão suspeita”.

O presidente da Câmara de Ferreira do Zêzere disse ainda que “está a ser ponderada” a ativação do Plano Municipal de Emergência.

Segundo a página da Proteção Civil, às 22:50 estavam a combater este incêndio, que mantém duas frentes ativas e lavra em povoamento florestal, 262 operacionais apoiados por 78 viaturas.

Atualização às 21:55: Continua activo o incêndio de Ferreira do Zêzere, em duas frentes. No teatro de operações 252 homens apoiados por 77 veículos.

Atualização às 20:18: O incêndio de Ferreira do Zêzere, distrito de Santarém, que tinha sido dado como dominado, reativou hoje à tarde, sendo que o fogo já entrou na localidade de Beco, informou o presidente da Câmara Municipal.

“O fogo já entrou na localidade de Beco e está a ir em direção a Dornes. Está medonho”, disse à agência Lusa o presidente do município, Jacinto Lopes, referindo que “há casas em risco”.

De acordo com o autarca, as chamas estão “a aumentar de intensidade” e lavram de forma descontrolada, considerando que “vai ser muito complicado” combater o fogo.

“Só agora é que vamos ter meio aéreo”, notou Jacinto Lopes, referindo que, por o céu estar “muito negro”, poderá ser difícil para o meio aéreo operar.

O presidente da Câmara de Ferreira do Zêzere referiu que cerca das 20:00 iria decorrer uma reunião, na qual poderá ser decidida a ativação do Plano Municipal de Emergência.

Incêndio com duas frentes lavra com intensidade em Ferreira do Zêzere, quatro habitações ardidas
Incêndio em Beco, Ferreira do Zêzere Foto: Paulina Nunes

Atualização às 19h18: há dois meios aéreos a combater as chamas, um pesado e um ligeiro

Atualização às 19h04: o incêndio continua incontrolável, de acordo com palavras do presidente da Câmara Jacinto Lopes que já entrou em contacto com a Ministra da Administração Interna para solicitar o envio de meios aéreos para o terreno. Há indicação de populares que terá ardido uma habitação em Bêco mas o autarca não confirma oficialmente este informação.

Atualização às 18h55: o incêndio está ativo em povoamento florestal com uma frente, estando a ser combatido por 122 homens, apoiados por 39 veículos

O incêndio que deflagrou na freguesia de Bêco, concelho de Ferreira do Zêzere, voltou a ser uma preocupação uma vez que se registaram vários reacendimentos desde as 17h00 deste sábado, 12 de agosto. A Igreja do Beco está na linha das chamas, contou uma popular. Contactado pelo mediotejo.net, o presidente da Câmara de Ferreira do Zêzere, Jacinto Lopes, disse que a situação é bastante crítica sendo que, para além da freguesia de Beco as chamas já atingiram Dornes na Freguesia de Nossa Sra. do Pranto. “Por questões de segurança, foi necessário evacuar algumas pessoas para o Centro Cultural de Ferreira do Zêzere”, indicou o autarca que está no Teatro das Operações.

c/LUSA

DEIXAR UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here