Ferreira do Zêzere | Município prepara-se para promoção nacional dos “Cirius a Dornes”

Município continua a sua estratégia de promoção da aldeia histórica de Dornes. Vereador Hélio Antunes Foto: mediotejo.net

A edição de 2020 dos “Cirius a Dornes” prepara-se para estar presente na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), evento a decorrer entre 11 a 15 de março. A recriação da paixão de Cristo ao longo da Via Sacra de Dornes, freguesia de Nossa Senhora do Pranto, Ferreira do Zêzere, que ocorre a cada cinco anos, tem lugar a 2 de agosto e é seguida de uma prova gastronómica. Vão estar envolvidos cerca de 200 atores e figurantes, ao longo de 3,5 quilómetros, assim como boa parte das associações e juntas de freguesia do concelho.

A informação foi avançada ao mediotejo.net pelo vereador com o pelouro da cultura, Hélio Antunes, que deu conta das novidades deste ano. Os “Círius a Dornes” é uma iniciativa com cerca de duas décadas, que originalmente chegou a ser feita anualmente, até se optar por uma periodicidade quinquenal.

Envolvendo toda a comunidade, recria em cada cruzeiro da Via Sacra de Dornes os momentos da paixão de Cristo, terminando com uma mostra gastronómica das especialidades locais, promovida pelas juntas de freguesia.

PUB
Cirius a Dornes Foto: Hélio Antunes

“É um evento com uma logística grande e um esforço coletivo enorme”, explicou o vereador.

O conceito de “Cirius” vai buscar à tradição dos círios pascais de Dornes, que neste momento aguardam a conclusão de um pequeno museu local para a sua melhor exibição.

PUB

“Esperamos que já esteja pronto” na ocasião, adiantou o autarca, referindo que também será apresentado ao público o projeto de reabilitação da Torre Templária. A obra tem data de início prevista para final de 2020, ao abrigo do programa Valorizar, do Turismo de Portugal.

Torre Templária em Dornes. Foto: mediotejo.net

Até lá o município ferreirense vai apostar na promoção deste evento, esperando a visita de milhares de curiosos. A primeira paragem será na BTL, adiantou Hélio Antunes, mas também se prevê a divulgação do evento em revistas da especialidade. “Promove-se não só o evento, mas também Dornes e o turismo religioso”, sintetizou.

Os ensaios para os “Cirius a Dornes” arrancam em maio e vão contar com cerca de 200 atores e figurantes, com encenação de Ana Paula Eusébio. A personagem de Maria Madalena vai estar em destaque nesta recriação das últimas horas de Cristo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here