Ferreira do Zêzere | Agrupamento de Escolas grava DVD musical e novo Hino coletivo (c/vídeo)

O Agrupamento de Escolas de Ferreira do Zêzere encontra-se a preparar um DVD musical sob a égide do programa “Sing the Word”. O trabalho reúne um conjunto de músicas do mundo, em várias línguas, interpretado pelos diversos anos escolares do agrupamento, num total de 700 alunos envolvidos.

PUB

Esta é uma iniciativa integrada no projeto, reconhecido pelos Ministérios da Educação e da Cultura, da empresa Clave de Soft, que leva às escolas da União Europeia a oportunidade de vivenciarem uma experiência singular, envolvendo alunos, professores, funcionários e pais, na gravação, edição e lançamento de um DVD. A atividade contou ainda com o apoio municipal e tem como novidade a apresentação do novo Hino do agrupamento de escolas.

A iniciativa, conforme destacou ao mediotejo.net a coordenadora do projeto e professora de música, Maria João Marçal, evidencia o trabalho do agrupamento no âmbito da badalada flexibilidade curricular, uma vez que envolveu diversos anos escolares e disciplinas, das línguas à música, passando também pela História e Geografia.

“A mais valia deste projeto é trabalharmos conteúdos de forma mais lúdica e de forma interdisciplinar”, refletiu, para além de ser uma atividade que dinamiza toda a comunidade escolar e educativa em torno de um projeto comum.

Maria João Marçal realizou nas últimas semanas um trabalho intenso de ensaios, percorrendo 44 turmas do agrupamento. Conforme frisou, foi um esforço de equipa, envolvendo os professores das diferentes áreas de ensino, com especial relevo para as músicas cantadas em línguas estrangeiras, como o inglês, mas também o russo.

PUB

“É um esforço para a escola e os professores que se envolvem”, admitiu, constatando que as crianças ficaram de imediato entusiasmadas com o projeto.

O DVD musical será apresentado com um espetáculo a 21 de junho, ficando disponível para venda. O trabalho discográfico inclui também a apresentação do Hino do Agrupamento de Escolas de Ferreira do Zêzere, um objetivo antigo que vem trazer uma música identitária à comunidade escolar.

A par do preço do venda, parte dos custos foi suportada pela Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere. O DVD contou ainda com o apoio das juntas de freguesia de Ferreira do Zêzere, Areias e Pias e Chãos, assim como da Fundação João da Costa, Fundação Maria Dias Ferreira e Associação de Pais de Ferreira do Zêzere.

Segundo adiantou o porta-voz da Clave de Soft ao mediotejo.net, João Mota Oliveira, esta é uma produtora de Lisboa que é responsável pela projeto “Sing the World” e o tem levado pelo país, tendo já percorrido várias centenas de agrupamentos de escolas.

“Fazemos isto desde 2000, inclusive em escolas em Espanha e França”, adiantou. O trabalho consiste em gravar em vídeo as músicas com os alunos, num registo profissional de gravação e edição, havendo também espaço para pequenas entrevistas e interação com os alunos, professores e outros responsáveis que integrem o projeto.

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here