Fátima | Cardeal filipino preside peregrinação de maio em década de forte crescimento asiático

13 de maio de 2018 Foto: mediotejo.net

O cardeal filipino e arcebispo de Manila, D.Luís Antonio Tagle, vai presidir à peregrinação de 12 e 13 de maio, no Santuário de Fátima, concelho de Ourém. De recordar que desde o início da década que se tem registado um forte crescimento de peregrinações asiáticas a Fátima, com alguma incidência nas Filipinas e Coreia do Sul, movimento que tem surpreendido a própria instituição. A peregrinação de maio, que decorre a 12 e 13, vai ter como tema “Dar graças por peregrinar em Igreja”.

PUB

Segundo informação do Santuário de Fátima, nos primeiros quatro meses deste ano, a instituição já acolheu 60 grupos de peregrinos asiáticos que se fizeram anunciar nas celebrações do programa oficial, nove dos quais oriundos das Filipinas. Os peregrinos sul coreanos continuam porém a destacar-se na Cova da Iria como o grupo mais expressivo da presença asiática neste lugar.

Entre janeiro e abril deste ano fizeram-se anunciar 30 grupos da Coreia do Sul, num total de 730 peregrinos entre os 1.934 peregrinos asiáticos registados no Santuário. A esta altura o Sri Lanka é o terceiro país asiático com o maior número de grupos- oito- e o segundo no número de peregrinos- 428, refere a mesma informação.

Estes números apenas dizem respeito aos registos realizados no Departamento de Acolhimento de Peregrinos para a realização de celebrações particulares nos diferentes espaços do Santuário, adianta.

O Santuário refere que estes peregrinos são também, juntamente com os italianos, os que mais procuram a exposição permanente Fátima Luz e Paz, patente ao público no Museu do Santuário de Fátima. São também os peregrinos filipinos e do Sri Lanka aqueles que mais procuram os espaços expositivos do Santuário, solicitando visitas guiadas.

PUB

Recorde-se que dos 456 grupos que visitaram a Cova da Iria em 2018, provenientes da Ásia, 125 grupos eram sul coreanos, 93 filipinos, 48 indonésios e 36 vietnamitas. Acrescem a estas proveniências mais sete países a saber: India, China, Sri Lanka, Malásia, Singapura, Japão e Tailândia, num total de 15 mil peregrinos em grupos organizados.

Dos cerca de cem grupos já inscritos para esta peregrinação de maio (o número diz respeito a finais do mês de abril), cerca de 10% dos peregrinos vêm de Hong Kong, Coreia do Sul, Vietname, Filipinas e Singapura.

Luis Antonio Tagle é arcebispo de Manila, nas Filipinas, desde 2011 e o atual presidente da Cáritas Internacional. Foi criado cardeal pelo Papa Bento XVI, em novembro de 2012, recebendo o barrete cardinalício, o anel de cardeal e o título de São Félix de Cantalice a Centocelle.

O cardeal, de nacionalidade filipina, estudou filosofia no Seminário de São José, em Manila, e teologia na Universidade Ateneu de Manila. Foi ordenado diácono a 18 de julho de 1981, no Seminário São José, Manila. A 27 de fevereiro de 1982, foi ordenado presbítero.

Entre 1987 até 1991, voltou a estudar teologia na Universidade Católica da América, Washington DC, onde obteve o grau de Doutor em teologia.

Foi membro da Comissão Teológica Internacional de 1997 até 2002.

Eleito bispo de Imus em 22 de outubro de 2001, foi consagrado em 12 de dezembro, pelo cardeal Jaime Lachica Sin, arcebispo de Manila, assistido por Manuel C. Sobreviñas, bispo emérito de Imus, e por D. Pedro Arigó, bispo titular de Mactaris, vigário apostólico de Puerto Princesa. Promovido à sé metropolitana de Manila, em 13 de outubro de 2011, tomou posse em 12 de dezembro desse mesmo ano. Em 29 de junho de 2012, durante a Festa de São Pedro e São Paulo, recebeu o pálio do Papa Bento XVI na basílica de São Pedro.

As Filipinas são o único país do continente asiático onde os católicos são maioritários- cerca de 90% da população- e em 2021 o país assinala os 500 anos da chegada dos primeiros evangelizadores cristãos.

O Cardeal Tagle é o atual responsável pela Cáritas Internacional e, por isso, durante a estada em Portugal terá vários encontros com a Cáritas, Cáritas diocesanas e responsáveis locais da Igreja por projetos de intervenção social para migrantes e sem abrigo.

O cardeal filipino e arcebispo de Manila, Luis Antonio Tagle, que este ano preside à peregrinação de 13 de maio de Fátima, encontra-se na sexta-feira com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, adiantou hoje a agência Ecclesia.

O cardeal filipino, que é também o presidente da Caritas Internationalis, chega na quinta-feira, dia 09, a Portugal, onde fica até dia 15. Na agenda, além das cerimónias do 13 de maio, em Fátima, às quais preside este ano, tem uma audiência com Marcelo Rebelo de Sousa na sexta-feira, pelas 16:30.

Do seu programa constam ainda visitas às Caritas diocesanas de Lisboa, Coimbra, Santarém e Setúbal.

PROGRAMA da Peregrinação Aniversária de Maio no Santuário de Fátima

12 maio

14h00 Encontro para Guias de Peregrinos a pé – Casa de Retiros de Nossa Senhora das Dores

16h30 Missa, com a participação dos doentes – Capelinha das Aparições

17h30 Procissão Eucarística – Recinto de Oração

18h30 Saudação a Nossa Senhora-Capelinha das Aparições

21h30 Rosário, seguido de Procissão das Velas-Capelinha das Aparições

22h30 Missa-Recinto de Oração

13 maio

07h00 Procissão Eucarística-Recinto de Oração

09h00 Rosário-Capelinha das Aparições

10h00 Missa-Recinto de Oração

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here