Especial Abrantes | Explore o mapa cultural das Festas do Concelho (local a local)

Festas de Abrantes mantêm-se no coração do centro histórico Foto: Câmara Municipal de Abrantes

Com tanta coisa a acontecer durante as festas que animam a cidade entre os dias 13 e 17 de junho é natural que sinta se sinta desorientado. Podíamos oferecer-lhe uma bússola, mas optámos por traçar um mapa cultural dividido por locais que vai querer ter à mão durante os cinco dias e pode ficar a conhecer de seguida. Explore-o e divirta-se!

PASSEIE PELO CASTELO / FORTALEZA E O CENTRO HISTÓRICO

Especial Abrantes | Explore o mapa cultural das Festas do Concelho (local a local)
Sónia Tavares e Paulo de Carvalho. Foto: DR

Para o ponto mais alto da cidade está reservado outro ponto igualmente elevado do programa com o concerto “Bravo Abrantes” que junta Sónia Tavares, Paulo de Carvalho e a Orquestra Ibérica, dirigida pelo Maestro Nuno Feist, a partir das 22h00 desta quinta-feira, dia 14. A partir desta data, e até à última, o centro histórico é invadido pelos sons ambulantes da Academia Músicos de Abrantes (AMA).

As mesmas ruas recebem algumas das atividades paralelas que enriquecem o evento, começando pelos sabores no espaço da Doçaria de Abrantes, a Feira de Sabores e Tradições e o Smart Loung. Durante um dos passeios, faça paragem no Edifício Milho para conhecer as iniciativas no âmbito das cidades inteligentes (Smart Cities), artesanato e design urbano, as instituições do concelho e a Mostra de Bordados de Castelo Branco e do Figurado em Barro de Estremoz.

CERIMÓNIAS OFICIAIS NA PRAÇA RAIMUNDO SOARES

Especial Abrantes | Explore o mapa cultural das Festas do Concelho (local a local)
Praça Raimundo Soares. Foto: Câmara Municipal de Abrantes

Foi aqui que tudo começou, às 19h00 de quarta-feira, dia 13, com a abertura oficial das festas. No entanto, o local começou a ter movimento uma hora antes no espaço “Serralves em Abrantes”, onde as famílias podem usufruir de diversos espetáculos com artes circenses e sensoriais entre as 18h00 e as 22h00 nos dias úteis e também das 11h00 às 13h00 durante o fim-de-semana.

Esta quinta-feira, feriado municipal, dia 14 de junho, às 14:30, na Praça Raimundo Soares, realizam-se as cerimónias do Dia da Cidade, que têm início com o hastear da bandeira com Guarda de Honra pelo RAME – Regimento de Apoio Militar de Emergência, a interpretação do Hino Nacional pelos coros do Orfeão de Abrantes e da SAT – Sociedade Artística Tramagalense, acompanhados pelas Bandas Filarmónicas do concelho.

O programa, que anuncia a presença do secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, continua na galeria quARTel com uma homenagem aos funcionários municipais com 25 anos de serviço e aposentados este ano, assim como a assinatura do protocolo que formaliza a parceria entre a Câmara Municipal e a Fundação Serralves e a receção do prémio Museu do Ano atribuído ao Museu Metalúrgica Duarte Ferreira pela APOM.

MÚSICA DE TODO O MUNDO E TODOS OS TEMPOS NO JARDIM DA REPÚBLICA

Especial Abrantes | Explore o mapa cultural das Festas do Concelho (local a local)
Cant’Abrantes. Foto: Cant’Abrantes

O jardim junto à Biblioteca Municipal António Botto já é sinónimo de tasquinhas e este ano são nove as que vão alimentar os visitantes antes, durante e depois das atuações previstas no local para os cinco dias, sempre às 20h00. A 13 subiu ao palco o grupo Cant’Abrantes com alguns temas originais e outros conhecidos de música tradicional que, hoje, dia 14, dão a vez ao ritmo da música cubana da banda Union Salsera.

Belito Santos chega no dia 15 com o afro dance, a kizomba, o merengue e o semba de músicas como “Xibidom” ou Liga pró Belito” e, a 16, a Banda 6 Latinos assegura o baile com sons que vão dos anos 60 a temas latino-americanos. No dia da despedida há luz verde para a animação e a boa disposição durante o concerto dos Semáforo.

VOZES LOCAIS E NACIONAIS NA PRAÇA BARÃO DA BATALHA

Especial Abrantes | Explore o mapa cultural das Festas do Concelho (local a local)
Diogo Piçarra. Foto: mediotejo.net

Por estas paragens, o programa começou com uma mistura simbólica de uma voz nacional e de vozes locais. O cocktail musical fez-se a partir das 22h00 de dia 13 e juntou em palco Rui Drumond e as abrantinas Carolina Siborro de Azevedo, Elvira Roldão, Matilde Pombo, Soraia Migas e Vera Catarina Rodrigues. Pelas 23h30, começou o baile com o grupo Remédiu Santu.

As vozes do concelho dão lugar a uma de Faro, pelas 22h00 de dia 15, e que tem viajado por todo o mundo afirmando o nome de Diogo Piçarra entre as estrelas musicais. As que o concelho bem conhece, mais propriamente dos alunos do Agrupamento de Escolas n.º 1 de Abrantes, regressam no início do fim-de-semana, às 11h00 de dia 16, no concerto “Vozes da Nossa Terra”.

A noite de sábado termina com um regresso aos anos 80, durante a Festa m80 que aqui tem lugar a partir das 21h30 e volta-se à atualidade no domingo com os temas que marcam a carreira de Capicua. A MC do Porto descobriu o hip hop aos 15 anos e nunca mais parou, a não ser para conferências, projetos sociais, workshops e concertos como o que está marcado para as 22h00.

ACABE A NOITE NA PRAÇA DOM FRANCISCO DE ALMEIDA

Especial Abrantes | Explore o mapa cultural das Festas do Concelho (local a local)
Dj Nuno Calado. Foto: DR

O ritmo da praça cujo nome homenageia o primeiro vice-rei da Índia e filho de D. Lopo de Almeida, primeiro conde de Abrandes, quer-se fervoroso e esta alberga cinco associações locais no “Espaço Jovem” durante as festas. Quem passeou pelos outros pontos do mapa ao longo do dia e continua com adrenalina vai mantê-la a partir da meia-noite entre os dias 13 e 16.

O Dj abrantino Johnny Happy, que se distinguiu em dois concursos portugueses de “techno dj’ing”, abriu as “hostilidades” na primeira data e a antiga manequim Merche Romero desfila até à mesa de som, onde se assume como Djane Merche. As noites continuam a ser longas na sexta-feira, dia 15, com o Dj Nuno Calado e no sábado, dia 16, com o Dj Barral e o regresso aos anos 80.

Agora que já tem o mapa na mão, resta-lhe apreciar a paisagem durante as festas do concelho e divertir-se. O único caminho em que não o podemos ajudar é o de regresso a casa, mas esse você conhece bem.

PUB

2 COMENTÁRIOS

  1. O dia do concerto “Vozes da nossa Terra” não está publicitado corretamente, a sua atuação é no dia 16 pelas 11horas e não dia 15.
    Grata pela atenção.

    • Boa tarde. Agradecemos a informação e, após termos confirmado a mesma junto da Câmara Municipal de Abrantes, o artigo foi corrigido. Melhores cumprimentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here