Entroncamento | Nasceu uma onda de apoio para ajudar o musico Vic James (C/VIDEO)

O próximo FlasHelp com o intuito de ajudar o músico Vic James vai decorrer esta sexta-feira, dia 16 de agosto, às 21:00, na Praça 5 de Outubro em Torres Novas, com mini cooncertos de Groove In e Gonçalo Serras.

PUB

O Quiosque da Associação Factor J, no Entroncamento acolheu no dia 20 de julho aquele que foi o primeiro Flashelp organizado para ajudar Vic James, que se encontra internado no Hospital de Abrantes sem conseguir voltar para casa, por falta de apoio domiciliário.

Vic James, músico de profissão que vive em Vila Nova da Barquinha, sofreu um AVC em março. Ficou paralisado do lado esquerdo, estando internado no Hospital de Abrantes desde então.

Com o objetivo de ajudar Vic James, alguns amigos e artistas da região juntaram-se para ajudar com aquilo que é a sua atividade, a música, realizando eventos para angariar fundos. O propósito do grupo é criar condições para que Vic James e a sua obra sejam de domínio público e que o músico tenha, além de um lar com a decência que merece, todo o apoio domiciliário necessário para a sua recuperação.

Carlos M. Cunha, um dos principais organizadores, explicou que Vic James “já está há demasiado tempo no hospital”, sem haver razões médicas que o justifiquem, e que “o objetivo é tirá-lo de lá o mais rápido possível”. O dinheiro angariado através de vários eventos ao longo do ano, diz, “servirá única e exclusivamente para isso”.

PUB

A ação principal do grupo de amigos será a realização do festival MidnightSun (título de uma canção de Vic James), no dia 12 de outubro, no Parque Ribeirinho, na Barquinha, espaço muito acarinhado pelo músico convalescente. O evento vai contar com três palcos pequenos e um outro principal, nos quais os músicos amigos de Vic vão atuar desde as 16h00 até às 02h00.

O festival vai ter entradas livres, mas vai ser vendida uma “pulseira solidária”, que as pessoas comprarão para ajudar, além de nos diferentes espaços estarem caixas de guitarras abertas para receber donativos. A ideia é o festival tornar-se anual.

A par do MidnightSun, vão decorrer eventos tanto antes como depois do festival, os Flashelps, pequenos concertos como o que decorreu a 20 de julho e vai decorrer esta sexta-feira, dia 16 de agosto. Estes Flashelps são espetáculos acústicos, que decorrem durante as tardes de fim de semana para tentar arranjar mais algum dinheiro.

O primeiro destes eventos contou com os mini concertos de Dog’s Bollocks, Siul Sotnas, Ricardo Costa, Claustro, Kyme e KappaG.

Atuação de Ricardo Costa, um dos músicos que se juntou no Quiosque da Associação Factor J para ajudar o Vic James. Foto: mediotejo.net

O segundo Flashelp decorreu no dia 27 de julho, no Quiosque da Mónica, em Torres Novas, com mini concertos de Gonçalo Serras & Jorge Esperança e dos Dog’s Bollocks. Para o dia 15 de setembro está também agendado um espetáculo de Cândido Godinho e Tony (dos Arregaita), em conjunto com alguns convidados, num evento a decorrer no auditório da Barquinha. No mesmo local também estará patente, durante pelo menos 15 dias, uma exposição de artes plásticas dedicada a Vic James.

Paralelamente, vai ser rifado um quadro de Vic James oferecido por Carlos Vicente, sendo que as rifas vão ser vendidas pelos amigos do músico, em locais da região onde o Vic atuou, e também no próprio MidnightSun.

Os interessados em ajudar o músico do mundo que se fixou em Vila Nova da Barquinha, podem contribuir fazendo um depósito na conta solidária com o IBAN PT50 0045 5431 4031 4373 873 18.

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here