Entroncamento | Município compra Kit para eliminar ninhos de Vespa Asiática

São os Serviços de Proteção Civil que vão operar o equipamento. Foto: CM Entroncamento

Preocupado com a recente proliferação da Vespa Velutina (ou vespa asiática), o município do Entroncamento adquiriu o Sistema SISTRAQ à Associação de Modelismo do Centro de Portugal para eliminação de ninhos desta espécie invasora. O equipamento é composto por uma cana de carbono e alumínio para intervenção em ninhos até 15 metros e equipada com bomba elétrica e depósito de químico.

PUB

Os tubos utilizados são de baixo valor residual (3mm) para reduzir ao máximo a quantidade de químico, e respetivo impacto ambiental, alimentando o sistema uma bateria de polímeros de lítio, e respetivo carregador.  O equipamento de proteção individual, compreende dois fatos de tecido nylon duplo e arejados, com viseira e luvas.

Os equipamentos são propriedade do município do Entroncamento e serão operados pelo Serviço Municipal de Proteção Civil do Entroncamento.

De entre os conselhos que se dá acerca deste problema, recomenda-se que, em caso de avistamento da vespa velutina, deve ser observado em redor se existem sinais de ninho.

A deteção ou a suspeita de existência de ninho ou de exemplares de vespa velutina deve ser comunicada ao Serviço Municipal de Proteção Civil ou à Junta de Freguesia mais próxima do local de deteção.

PUB

A destruição dos ninhos deve ser feita por técnicos habilitados para limitar a sua dispersão.

Em caso de picada, se a vítima for alérgica, deverá dirigir-se à unidade de saúde mais próxima.

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here