Entroncamento candidata projeto para diminuição de perdas de água no sistema distribuidor

Câmara Municipal do Entroncamento. Foto: mediotejo.net

A Câmara Municipal do Entroncamento apresentou um projeto com o objetivo de diminuir as perdas de água no sistema distribuidor do concelho na última reunião de executivo, realizada no dia 8. O final do prazo de entrega da candidatura coincidiu com a data em que o executivo esteve reunido e aprovou por unanimidade a obra que, segundo Jorge Faria, poderá representar uma descida de valor na ordem dos 30%.

PUB

O presidente da autarquia começou por referir na reunião que a candidatura apresentada no âmbito do PO SEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos tem um valor total de 1.346 M€. Um projeto considerado “importante” por todo o executivo, a quem o autarca aproveitou para agradecer nas declarações ao mediotejo.net pela “compreensão para aprovar este projeto, justamente porque hoje é o último dia de candidatura”.

Jorge Faria também esclareceu sobre algumas condicionantes associadas à candidatura, confirmando que “nós ainda não sabemos se podemos cumprir todos os critérios que são exigidos”, nomeadamente “numa interpretação da ERSAR [Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos] sobre a cobertura dos custos pelas tarifas”.

Segundo o presidente, o critério é cumprido na área do abastecimento de água. No entanto, na área do saneamento referiu que “não temos contabilizadas as condutas antigas ou aquelas que vieram para a posse do município em resultado de loteamentos, como não terão a maior parte dos municípios portugueses”.

Mesmo assim, a autarquia decidiu avançar com a candidatura para a obra que, nas palavras do presidente, permitirá “ter níveis de perda de água muito mais baixos do que aqueles que temos anualmente”. As perdas atuais rondam os 40% e o “objetivo é que essa taxa se situe na ordem dos 15%, entre 10% a 15%”, acrescentou, confirmando tratar-se de “um valor ambicioso” no qual “estamos empenhados”.

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here