Entroncamento | Linke Day abriu portas da Escola Gustave Eiffel ao futuro

Linke Day. Foto: mediotejo.net

A Escola Gustave Eiffel do Entroncamento promoveu o Linke Day esta terça-feira, dia 18, num dia dedicado ao futuro dos seus alunos. A primeira edição da iniciativa juntou 24 expositores e incluiu sete apresentações de diversas entidades ligadas a áreas que representam passos possíveis uma vez concluída a etapa académica percorrida na escola.

PUB

Estabelecimentos de ensino superior, unidades militares, empresas, associações, alguns profissionais, o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) ou a Empresa Portuguesa das Águas Livres SA (EPAL) foram algumas das hipóteses em aberto sobre as quais os estudantes tiveram oportunidade de esclarecer dúvidas. Entre eles encontrámos Rodrigo Bassa para quem a iniciativa estava a ser “muito dinâmica, muito boa” pois ia ao encontro das suas expetativas.

Ao longo da manhã, o aluno do 2º ano do Curso de Restauração tinha recolhido contactos e aprendido “o que é necessário para criar uma empresa”. O facto do Linke Day reunir informação variada num único sítio, sem que os alunos tivessem necessidade de procurar fora da escola, foi destacado por Rosa Almeida, docente dos Cursos de Cozinha/Pastelaria e de Pastelaria/Padaria, para quem é importante ter “toda a comunidade escolar envolvida no mesmo”.

Entroncamento | Linke Day abriu portas da Escola Gustave Eiffel ao futuro
Fotos: mediotejo.net

No entanto, os alunos não estiveram apenas no lado de quem procurou essa informação. Tiago Oliveira, do segundo ano do 2º ano do Curso de Restaurante/Bar, e Rúben Salvador, do 2º ano do Curso de Mecatrónica Automóvel, esclareceram os interessados na experiência de estudar no estrangeiro através do programa Erasmus+ que, neste ano letivo, teve 18 inscrições para 10 vagas.

Foram pioneiros da escola e recomendam a experiência que enriquece por, sublinham, “estarmos fora da nossa casa e termos de nos habituar ao clima, ao terreno, à comida, às pessoas, à língua. É diferente”. O Linke Day, por seu lado, é caraterizado como uma forma dos “alunos terem mais iniciativa, falarem com as empresas sobre os seus projetos”, aproveitando para “verem como funciona o comércio, que tipo de impostos estão envolvidos”.

Perto da mesa em que estavam Tiago e Rúben, estava a porta do auditório, de onde saíam Catarina Santos e Beatriz Grilo, do 3º ano do Curso de Cozinha e Pastelaria. Ambas tinham acabado de assistir à apresentação do IEFP e do Instituto Politécnico de Santarém, que integraram o programa das apresentações realizadas ao longo do dia.

Entroncamento | Linke Day abriu portas da Escola Gustave Eiffel ao futuro
Fotos: mediotejo.net

As finalistas assumiram o receio gerado pela conjuntura atual, marcada por taxas elevadas de desemprego e fracas perspetivas a nível laboral. Uma das dúvidas prende-se com a continuidade dos estudos e, na sua opinião, as entidades presentes ajudaram a preparar para o passo seguinte nas suas vidas. Caso esse passo seja dado numa universidade, tal pode acontecer numa das cinco escolas do Instituto Politécnico de Leiria, representado por Elisa Bento nesta iniciativa.

Para a responsável pela comunicação do estabelecimento de ensino com cerca de 11.500 alunos, entre os quais alguns provenientes do Entroncamento, “a feira está a correr muito bem, estamos a ter um feedback muito positivo de todos os estudantes”. O politécnico está habituado a este tipo de eventos e Elisa destaca “nós escolhemos a frase «aprende, partilha e lidera»” pois é muito importante para estes estudantes saberem que poderão ter prosseguimento de estudos”.

Esta opção, diz, “alarga os horizontes, dá a possibilidade deles crescerem, evoluírem como pessoas, irem trabalhar para empresas nacionais e internacionais de referência”, salientando que poderão regressar à terra natal mais tarde com um currículo mais rico. A escolha final dos pontos de chegada caberá sempre aos alunos que neste Linke Day viram reforçado o papel da escola enquanto ponto de partida para o futuro.

DEIXAR UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here