Entroncamento | Laços com Friedberg fortalecidos no Dia da Cidade

Jorge Faria e Dirk Antkowiak. Foto: mediotejo.net

Os laços entre o Entroncamento e Friedberg foram fortalecidos esta quinta-feira, dia 20, com a reafirmação do Acordo de Geminação entre os dois municípios. Jorge Faria recebeu o presidente daquela cidade alemã, Dirk Antkowiak, e os presidentes dos municípios de Villiers sur Marne, Jacques Alain Bénisti, e de Mosteiros, Carlos Fernandinho Teixeira, com os quais a cidade ferroviária também partilha esta ligação protocolar.

PUB

A cerimónia simbólica teve lugar no Centro Cultural no dia em que o Entroncamento comemorou 28 anos de cidade e replicou a realizada em Friedberg a 15 de setembro de 2018. A assinatura do documento oficializou, na altura, a Rede de Cooperação estabelecida em 2015 entre os municípios português e alemão perante uma comitiva composta por cerca de uma centena de representantes de várias entidades locais ligadas à política, desporto, cultura e sociedade.

Momento em que Jorge Faria assinou o Acordo de Geminação. Foto: mediotejo.net

O protocolo foi agora reafirmado na presença da comitiva de Friedberg que estará no concelho durante as Festas de S. João e da Cidade, com início marcado para as 19h00 desta sexta-feira, dia 21, no Largo José Duarte Coelho. O momento em que Jorge Faria e Dirk Antkowiak voltaram a firmar a colaboração também foi acompanhado de perto pelos presidentes dos outros municípios com os quais o Entroncamento está geminado.

Jacques Alain Bénisti, de Villiers sur Marne (França), cuja geminação data de 1989, e Carlos Fernandinho Teixeira, de Mosteiros (Cabo Verde), ocuparam lugares de honra no palco e no púlpito.

As intervenções dos quatro autarcas (português, alemão, francês e cabo-verdiano) incidiram na importância destas geminações para o desenvolvimento dos locais e das pessoas e na vontade em dar continuidade ao trabalho conjunto que tem sido desenvolvido neste âmbito.

PUB
A cerimónia decorreu no Centro Cultural do Entroncamento. Foto: mediotejo.net

O primeiro a discursar foi o presidente de Villiers sur Marne, que sublinhou como esta quinta-feira simbolizava a “amizade” entre os povos, as culturas e os estados num contexto europeu marcado pelas recentes eleições e a questão do Brexit.

O presidente de Mosteiros, por sua vez, anunciou que brevemente será inaugurado um museu no seu município com o nome de José Cunha, presidente do Entroncamento quando o acordo de geminação foi assinado, em 1997.

Dirk Antkowiak foi o interveniente seguinte e destacou a presença de representantes de diversas entidades alemãs na cerimónia, demonstrando que a colaboração não se limita área política.

Facto, igualmente, destacado por Carlos Fernandinho Teixeira. A palavra “amizade” foi recorrente e referida nos três idiomas que dominaram o final da manhã (português, alemão e francês), tendo Jorge Faria iniciado o seu discurso com um cumprimento “a todos os nossos amigos”.

Jacques Alain Bénisti, Dirk Antkowiak e Carlos Fernandinho Teixeira assinaram o Livro de Honra do Município. Foto: mediotejo.net

Os convidados escutaram então o presidente da Câmara Municipal do Entroncamento, que destacou o contributo dos acordos de geminação para a manutenção do cenário de paz na Europa. Este reiterou os diversos tipos de colaboração indicados pelo presidente alemão, nomeadamente os intercâmbios escolares que já envolveram mais de uma centena de alunos de ambos os países.

Jorge Faria também expressou a certeza de que novas ações surgirão no futuro no sentido de potenciar “uma geminação mais intensa e mais profícua”.

O final da cerimónia foi assinalado com o Livro de Honra do Município do Entroncamento a receber as assinaturas de Dirk Antkowiak, Jacques Alain Bénisti e Carlos Fernandinho Teixeira, seguindo-se uma troca de oferendas e um almoço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here