Entroncamento | Há festa por aqui! (c/ fotogaleria e vídeo)

o Palco Salgueiro Maia recebeu o espetáculo "Rock in the City II". Foto: mediotejo,net

A salva de balonas de tiro ecoou ao final da tarde desta sexta-feira, dia 21, pelo Entroncamento anunciando o arranque de mais umas Festas de São João e da Cidade. Seguiu-se a arruada, ao som dos Xaral’s Dixie, pelos principais espaços que vão receber as diversas iniciativas do programa que prometem animação até ao próximo dia 29. Stands, tasquinhas, cultura, religião e desporto são algumas das propostas que atraíram os visitantes do primeiro dia, em que restaram poucos lugares de estacionamento.

Um, dois, três e aí por diante. A salva de balonas de tiro cumpriu a tradição e marcou o início de nove dias em que o Entroncamento comemora o 28º aniversário da cidade e festeja em honra de São João. Os estrondos que ecoaram pelo concelho deram lugar, pouco depois, à música da banda mindense Xaral’s Dixie que animou a comitiva e os transeuntes durante a arruada entre o Largo José Duarte Coelho e a Praça Salgueiro Maia.

À semelhança dos anos anteriores, os dois locais recebem os momentos altos do programa cultural, ao qual se juntam o religioso e o desportivo com atividades em diversos pontos da cidade. Foi, de facto, a cultura que marcou o primeiro dia com a atuação da Academia de Dança do Entroncamento no palco da Praça Salgueiro Maia, enquanto os mais novos se divertiam no carrossel e os mais velhos visitavam os stands de artesanato.

PUB

Entroncamento | Início das Festas d S. João e da Cidade

Publicado por mediotejo.net em Sexta-feira, 21 de junho de 2019

Transmitimos em direto o início das festas e falámos com Jorge Faria sobre o evento

O palco principal recebeu o primeiro concerto com a nova edição do projeto musical “Rock in the City” que juntou sete músicos da região no palco principal. Dominic Ventura, Gonçalo Serras, Pedro Dyonysyo, Ricardo Costa, Ricardo Monteiro, Sónia Mota e Valter Guia deram ritmo à primeira noite, em que muitos visitantes que passaram pelo largo José Duarte Coelho para petiscar nas tasquinhas das associações e coletividades locais.

PUB

A festa disse “até amanhã” ao som dos Djs Addline e Alex V e regressa este sábado para cumprir o programa até dia 29. Até lá, decorre a 20ª Feira de Artesanato na Rua Luís Falcão de Sommer e na Praça Salgueiro Maia, há diversões na Praça Marechal Carmona e fica patente a exposição “Espaços – dos festejos de S. João Baptista das Vaginhas às Festas da Cidade” na Galeria Municipal. Aos sábados, o recinto das festas recebe, a partir das 20h30, a animação de rua d’“Os Beirões Citadinos”.

Os adeptos desportivos podem escolher entre diversas atividades. Este sábado, 22, é dia do Grande Prémio Museu Nacional Ferroviário e da Caminhada José Canelo. Até ao dia 23 realiza-se o IV Torneio Internacional de Futsal, seguido pelo XI Torneio Nacional de Veteranos de Ténis, entre os dias 28 e 30, e o Torneio de Futsal Feminino (Seniores) nos dias 29 e 30. No dia 29, o Kempo Koa faz uma demonstração de kempo no Palco Salgueiro Maia.

Os Xaral’s Dixie animaram os primeiros momentos. Foto: mediotejo.net

As cerimónias religiosas, por sua vez, realizam-se na próxima segunda-feira, Dia de São João, e incluem missa na Igreja da Sagrada Família seguida de procissão até à Capela de São João Baptista. As restantes propostas concentram-se nos dois palcos, que apenas têm “descanso” durante as atuações da Escola de Cavaquinhos da Universidade Sénior do Entroncamento e do Orfeão do Entroncamento, dia 27, no Centro Cultural.

Pelo Palco José Duarte Coelho passam a banda Gene Loves Jezebel e o Dj White (AKA Jorge Branco) no dia 22, Quim Barreiros no dia 23, os FH5 no dia 24 eDomi e os Entronca G’s no dia 25. A Associação Filarmónica e Cultural do Entroncamento e a Associação Concórdia Musica juntam-se no espetáculo “The Sound of Music” no dia 26, data em que o Rancho Folclórico “Nova Geração”, do CERE – Centro de Ensino e Recuperação do Entroncamento atua no largo.

Jorge Faria durante a arruada. Foto: mediotejo.net

A 27 é Plutónio quem sobe ao palco e, no dia 28, April Ivy chega entre a demonstração de danças sevilhanas no largo pelo grupo “Sombreros e Peinetas” e as propostas do Dj Hugo Luz. O músico Agir é o cabeça-de-cartaz do dia 29, data em que se fazem as despedidas com um espetáculo piromusical, seguido da música do projeto “P*ta da Loucura”.

O movimento no Palco Salgueiro Maia rivaliza com o do palco principal e recebe atuações de músicos e entidades culturais do concelho e não só. Este sábado, está reservado para o DinamicGim, a Universidade Sénior do Entroncamento, o CBESZA – Centro de Bem Estar e Social da Zona Alta de Torres Novas, o grupo de Fados “Saudades de Coimbra” e os acordeonistas Bruno Gomes e Rodrigo Maurício.

No dia 23, dançam os alunos da ADMU – Academia de Dança Moderna e Urbana e da Escola Es-Passo de Dança e a 24 atuam “O Chapas” e a Banda Stew. No dia 25 chegam os Fun2Rock e a 26 atuam os alunos da Academia Dançarte e o grupo “Sombreros e Peinetas”. No dia 27, este palco recebe o tributo a Linkin Park “Hybrid Park”, no dia 28 é partilhado por “Ricardo Oliveira Projeto” e Nádia Dias e no dia 29 a animação é assegurada pelo grupo “Fora d’Horas.

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here