Entroncamento | Há festa na cidade daqui a um mês, saiba onde vai querer estar!

Festas Entroncamento 2017

O pop e o rock têm destaque nas Festas de S. João e da Cidade do Entroncamento, que este ano começam a 15 de junho com o sotaque norte-americano de Peter Kingsbery, vocalista dos Cock Robin, e terminam no dia 23 com a pronúncia nortenha de Rui Reininho, dos GNR. Pelo meio, há uma semana de cultura para aproveitar com artistas nacionais, regionais e locais, Djs, tasquinhas, artesanato, exposições e animação de rua. Saiba onde vai querer estar!

PUB

O programa das Festas de S. João e da Cidade do Entroncamento foi apresentado oficialmente esta terça-feira, dia 15, no Museu Nacional Ferroviário e animação cultural vai concentrar-se no centro da cidade, estando a maioria das iniciativas previstas para o Largo José Duarte Coelho, onde se situa o palco principal e as tasquinhas, e a Praça Salgueiro Maia, que recebe artistas no palco secundário, atividades lúdicas e um carrossel.

Entroncamento | Há festa na cidade daqui a um mês, saiba onde vai querer estar!
A apresentação oficial do programa foi feita no Museu Nacional Ferroviário. Foto. mediotejo.net

A 19ª Feira de Artesanato também marca presença neste espaço, estendendo-se ao longo da Rua Luís Falcão de Sommer, e a Praça Marechal Carmona volta a receber a exposição do Regimento de Manutenção e os equipamentos de diversão. Quem estiver aqui entre as 19h00 de dia 15, na abertura das festas, e a noite de 23, no seu encerramento, seguirá caminho para estar na fila da frente durante os concertos realizados em frente à Câmara Municipal, mesmo ali ao lado.

O palco principal recebe os nove cabeças-de-cartaz às 22h00, começando com os temas pop-rock da banda norte-americana Cock Robin que marcaram a década de 80 (dia 15). No dia seguinte há encontro marcado com o “Anjo Selvagem”, tema que trouxe a fama aos Maxi (dia 16) e no domingo é o rock português dos Dona Elvira que ecoa pela cidade (dia 17).

A semana tem início com os covers de músicas pop e rock da Banda Rocket (dia 18), que cedem o protagonismo a artistas mais próximos da população local e regional nos dois dias seguintes. Os Gringos “dão baile” na terça-feira (dia 19) e oito jovens músicos ligados à cidade juntam-se na quarta-feira (dia 20) para apresentar o projeto “Rock in the city”.

PUB

Teaser das festas criado pela Câmara Municipal do Entroncamento

Quinta-feira é dia de rap com o ritmo de Piruka (aka André Oliveira) e o pop-rock regressa na sexta-feira com o cantautor David Antunes e a sua “The Midnight Band”. O último sábado das Festas de S. João e da Cidade do Entroncamento (dia 23) é dia de despedida ao som de temas como “Dunas”, “Efetivamente”, “Sangue Oculto ou “Mais Vale Nunca” dos GNR. Antes da banda nortenha, atuam os Marvin Dolfer Big Band, vindos de Friedberg, cidade alemã geminada com o Entroncamento.

Os Djs prolongam a festa até de madrugada no palco principal às sextas-feiras e sábados. O Dj White (aka Jorge Branco) faz recordar os anos 80 a partir da meia-noite de dia 15 e à mesma hora, no sábado é a vez dos Djs Hugo Luz e Pedro Galinha. No segundo e último fim-de-semana, os Addline e Alex V (Dj’s At Work) animam o público a partir da meia-noite de sexta-feira e no dia seguinte a tarefa cabe ao Dj Alvim a partir da meia-noite e meia.

A banda Cock Robin é a primeira a pisar o Palco Principal

A festa não se faz apenas depois de jantar e os espetáculos sucedem-se desde o final da tarde até noite dentro. No primeiro dia, além da animação de rua do grupo “Ruído à Portuguesa” que acompanha a abertura oficial, o palco da Praça Salgueiro Maia recebe os alunos da Academia de Dança Moderna / Urbana do Clube de Instrução e Recreio (CIR – Ex Tuna) às 21h00 e a escola Es-passo de Dança com a performance “Fame” às 22h00.

A animação de rua continua com o grupo “De Beirões a Ribatejanos”, às 20h30 de dia 16, data em que o espetáculo de dança “Megadance” sobe ao palco da Praça Salgueiro Maia às 20h00, seguido pela Escola de Cavaquinhos e Tuna da Universidade Sénior do Entroncamento, às 21h00, e o “Génio e Arte” dos acordeonistas Tino Costa e Bruno Gomes. No dia seguinte, 17, também neste palco, têm destaque o Espaço de Dança “Terra&Mar adentro”, às 21h00, e a banda Fun2Rock, às 22h30.

Na segunda-feira, dia 18, começa o périplo de quatro dias de Batuka / Luís Neves e da Associação Entroncartes com animação de rua entre as 18h00 e as 20h00. É também o dia em que o músico Melão atua na Praça Salgueiro Maia, às 22h00. Este palco recebe, a 19, o concerto “Remember Richard´s” com Ricardo Costa e Ricardo Monteiro (22h00) e, a 20, a Banda da Associação Filarmónica e Cultural do Entroncamento (21h00) e “Ópera e Napolitanas” da Associação Concórdia Música (22h00).

Os GNR são os cabeças-de-cartaz do último dia

A 21 atuam no mesmo local as bandas Stew (21h00) e Som Pa´Tudo (22h00), a 22 chegam as sonoridades próprias das “Señoritas” Mitó Mendes e Sandra Baptista, artistas que o público conhece pelo trabalho desenvolvido nos grupos A Naifa e Sitiados. Na última data, dia 23, sobem ao palco a Academia de Dança do Entroncamento (23h30) e o Grupo de Sevilhanas “Sombreros y Peinetas” (22h00).

O programa inclui ainda as atuações do Rancho Folclórico do CERE “Nova Geração” junto ao palco principal, no dia 19, do Orfeão do Entroncamento no Centro Cultural, no dia 21, e nova animação de rua com o grupo “De Beirões a Ribatejanos” pelo recinto, no dia 23. Os três momentos estão agendados para as 20h30 e as festas encerram à meia-noite do último dia com um espetáculo piromusical junto ao edifício dos Paços do Concelho.

As “Señoritas” atuam na Praça Salgueiro Maia no dia 22

A exposição de cartazes “Dos festejos de S. João Baptista das Vaginhas às festas da cidade” pode ser visitada na Galeria Municipal entre as 18h00 e as 24h00 durante as festas que têm o seu momento religioso no dia 24 de junho. As cerimónias têm início às 16h00 com uma missa na Igreja da Sagrada Família, à qual se segue a procissão que parte na Rua da Igreja e termina na Capela de São João Baptista.

Jorge Faria referiu esta terça-feira que o orçamento para esta edição das Festas de S. João e da Cidade do Entroncamento se situa nos 150.000€, valor dividido pelo município e as entidades patrocinadoras. Segundo o presidente da autarquia, o total suportado pelos munícipes ronda os “cinco, seis euros por habitante”.

Na sua intervenção, Jorge Faria destacou ainda o envolvimento de todos na organização das festas, enumerando os técnicos municipais, as instituições locais e o Regimento de Manutenção. Conversámos em direto com o autarca no final da apresentação oficial do programa, cujo vídeo partilhamos de seguida.

Entroncamento | Cock Robin, GNR e Piruka nas festas do concelho

Cock Robin, GNR e Piruca animam festas do Entroncamento. Jorge Faria, presidente da CM Entroncamento, apresenta as festas da cidade

Publicado por mediotejo.net em Terça-feira, 15 de Maio de 2018

Entrevista ao presidente Jorge Faria no final da apresentação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here