Entroncamento | Galeria Municipal acolhe fotografias de locomotivas antigas

Locomotiva Diesel EE 1400. Foto: DR

“50 anos Locomotiva Diesel EE 1400” é o tema de uma exposição fotográfica coletiva que vai estar patente ao público na Galeria Municipal do Entroncamento entre os dias 6 e 18 de julho.

PUB

A iniciativa é das Associações de amigos ferroviários AVAFER, AMF e CEC em parceria com o Município do Entroncamento e nela mostra-se as locomotivas diesel emblemáticas da ferrovia portuguesa, a série EE 1400, que comemoram entre 2017 e 2019, os seus 50 anos de existência.

Num total de 67 unidades, estas locomotivas foram adjudicadas à empresa britânica English Eletric, sendo as primeiras dez unidades fabricadas no Reino Unido e entregues em 1967, enquanto as restantes foram fabricadas em Portugal, por intermédio da Sorefame. A sua aquisição tinha como objetivo extinguir a tração a vapor que ainda subsistia nas linhas de via larga no nosso país.

Ao longo de cinco décadas, estas foram as locomotivas mais versáteis da CP, em comboios de passageiros e mercadorias, atualmente o número de locomotivas é reduzido, algumas ainda circulam nas linhas do Douro e do Minho.

Decorridos 50 anos da sua entrada ao serviço, ainda hoje estas locomotivas são apreciadas por ferroviários e entusiastas da ferrovia, sobretudo britânicos que se deslocam ao nosso país para filmar e fotografar as últimas locomotivas ainda operacionais.

PUB

A exposição tem inauguração marcada para dia 6 de julho, pelas 17 horas, podendo ser visitada de terça feira a domingo, entre as 15 e as 19 horas.

 

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here