Entroncamento | Concelho vai ter 4ª geração do CLDS

Equipa do CLDS 3G na inauguração da sede. Foto: mediotejo.net

O trabalho desenvolvido até à data no âmbito dos Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS) vai ter continuidade no concelho. A quarta geração do programa focado na promoção da inclusão e coesão social já foi aprovada com uma verba de 310.000€ para 36 meses e o processo está a ser preparado para que a equipa fique operacional no início do último trimestre deste ano.

PUB

A informação foi avançada pelo presidente da câmara municipal durante a reunião do executivo na passada segunda-feira e, no final, Jorge Faria (PS) confirmou ao mediotejo.net que a autarquia já recebeu a notificação formal da aprovação. Neste momento, está a ser preparada a nova etapa do projeto realizado no âmbito do Programa Operacional da Inclusão Social e Emprego (POISE), do Portugal2020, para arrancar em outubro.

A terceira geração (CLDS 3G) teve como entidade executora a Associação dos Lares Ferroviários e envolveu a Santa Casa da Misericórdia, a Associação Encoprof e o CERE – Centro de Ensino e Recuperação do Entroncamento. Jorge Faria sublinhou a possibilidade destas entidades se manterem no CLDS 4G, ressalvando “ainda que possa haver alternância na gestão do projeto”.

Segundo o autarca, a equipa passará de quatro para dois ou três técnicos. Os elementos podem variar em relação ao CLDS 3G uma vez que alguns dos anteriores terão sido convidados a integrar outros projetos. Por sua vez, tudo indica que Joana Ribeiro continuará a assegurar a coordenação da equipa e a sede mantém esta linha de continuidade, mantendo-se na antiga Escola das Tílias.

As ações que a equipa do CLDS 4G irá desenvolver ao longo de três anos incidem em quatro eixos de intervenção: Emprego, formação e qualificação, Intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil, Promoção do envelhecimento ativo e apoio à população idosa e, por fim, Auxílio e intervenção emergencial às populações inseridas em territórios afetados por calamidades e/ou capacitação e desenvolvimento comunitários.

PUB
PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here