Entroncamento | Cidade ferroviária é cidade florida durante uma semana

Entroncamento em Flor 2017. Foto: mediotejo.net

As flores voltam a dar o mote para vários dias de festa na cidade ferroviária, que se transforma em cidade florida entre esta sexta-feira, dia 17, e o próximo dia 22, durante o “Entroncamento em Flor”. Uma semana com muita animação em que os cheiros das flores são complementados pelos aromas da IV Semana Gastronómica “À Descoberta do Bacalhau”, que decorre nos restaurantes aderentes até ao dia 26.

PUB

A sessão de abertura decorreu esta sexta-feira, às 15h00, no Largo José Duarte Coelho, seguindo-se a tradicional arruada, na companhia do Grupo de Gaitas de Foles da Golegã, até à Praça Salgueiro Maia, que recebeu a atuação das crianças que frequentam as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), Atividades de Animação e de Apoio à Família (AAAF) e a Encoprof, pelas 16h00. O espetáculo “Voz e Acordeão” também estava previsto para este local, mas foi alterado para o Centro Cultural, com início às 22h00.

No sábado, dia 18, é na Praça Salgueiro Maia que surgem as propostas do Mercado Alternativo “EntroNature”, entre as 09h30 e as 19h00. O Museu Nacional Ferroviário assinala o Dia Internacional dos Museus e o seu quarto aniversário, recebendo os visitantes gratuitamente entre as 10h00 e as 21h30. As ruas são animadas nesta data pelo Grupo do Coreto entre as 10h30 e as 16h30, com paragem para almoço das 12h00 às 15h00.

A Praça Salgueiro Maia volta a receber atuações infantis. Foto: mediotejo.net (Entroncamento em Flor 2018)

O primeiro dia do fim-de-semana termina no Centro Cultural com o último concerto do FestFado Ribatejo 2019 no concelho, marcado pela voz da fadista Ana Laíns. Outras atividades estão previstas ao longo deste dia, assim como no de domingo, como a realização da Mostra de Artesanato e Feira de Antiguidades, das 09h30 às 17h30. Entre as 10h30 e as 17h30, com paragem para almoço das 12h00 às 14h30, é possível passear de charrete no centro da cidade e há animação no Largo José Duarte Coelho.

O Centro Cultural também tem movimento extra nestes dois dias, em que a galeria recebe a exposição “Per Agrum”, com bonsai de Samuel Antunes, na sala anexa realiza-se a “II Mostra de Suculentas, Cactos e Bonsai”, de Graça Baptista e Luísa Santos, e no exterior juntam-se os floristas do concelho e estufas da região durante um mercado.

PUB

No dia 19, o palco deste espaço também tem animação durante o “Chá Dançante” com o grupo Os Gringos, a partir das 15h00, e o 1º Encontro de Música Tradicional da Universidade Sénior do Entroncamento, pelas 18h30.

À semelhança dos anos anteriores, as ruas da cidade ficam mais floridas durante uma semana. Foto: mediotejo.net (Entroncamento em Flor 2018)

Na segunda-feira, dia 20, é também no Centro Cultural que o CERE promove o Encontro de Ranchos Folclóricos. Ainda nesta data, comemora-se o Dia Municipal do Idoso com um almoço, a partir das 12h30, no Pavilhão Desportivo Municipal. A 21, terça-feira, o Estúdio 121 recebe uma sessão de cinema, pelas 15, com exibição do filme “Aldeia da Roupa Branca”.

O programa fecha no dia 22 com mais atividades neste local onde se realiza uma palestra sobre “Solidão e Benefícios do Exercício Físico”, dinamizada pela Unidade de Cuidados Continuados à Comunidade do Centro de Saúde e uma sessão de yoga e meditação sénior com a instrutora Elsa Arrojado, às 14h30 e às 15h00, respetivamente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here