Entroncamento | Amélia Vitorino é a nova diretora do Agrupamento de Escolas

A nova Diretora (à esq) com os restantes elementos da sua equipa. Foto: DR

Amélia Vitorino é a nova Diretora do Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento para o quadriénio 2019/2023, na sequência das eleições realizadas no Conselho Geral realizadas a 23 de maio.

PUB

A tomada de posse, marcada pela emoção, decorreu no dia 24 de junho na sala polivalente da Escola Secundária, sede do Agrupamento. Contou com a presença das entidades oficiais com quem o Agrupamento interage institucionalmente, das Associações de Pais e Encarregados de Educação, de representantes dos alunos e de numerosos convidados, para além dos docentes e dos assistentes técnicos e operacionais que trabalham no Agrupamento.

Antes da tomada de posse, e na hora da despedida da Diretora cessante, Maria Filomena Pereira foi homenageada pelos presentes, proferindo depois palavras de agradecimento para com toda a comunidade educativa, salientando que “ninguém faz nada sozinho”.

Carlos Silva, Presidente do Conselho Geral, deu posse à nova Diretora, tendo proferindo um discurso em que salientou os aspetos que melhor caracterizam humana e profissionalmente quer a Diretora cessante quer a recém-empossada.

No seu discurso, a nova Diretora deu a conhecer as principais linhas orientadoras do seu projeto de intervenção para o quadriénio, apresentando também a sua equipa, os coordenadores de estabelecimento e os coordenadores de Ciclo, enfatizando que, contando com todos e com cada um, “é preciso uma aldeia inteira para educar uma criança”.

PUB

Paulo Jorge Lopes foi escolhido para subdiretor e Vita Neves, Ana Costa e Custódia Lopes completam o elenco diretivo.

Interveio também o Delegado Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo que começou por relembrar a sua ligação ao Agrupamento na qualidade de professor e, posteriormente, de Diretor. Salientando a dinâmica implementada pela anterior Diretora e endereçando votos de bom trabalho a Amélia Vitorino, Francisco Neves reiterou a disponibilidade total da instituição que ali representava – a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares – para continuar e reforçar o trabalho de apoio e parceria com o Agrupamento.

Discursou ainda a Vereadora com o pelouro da Educação na Câmara do Entroncamento, Tília Nunes, em representação do Presidente da Câmara, que elencou os investimentos que estão a ser implementados no setor da educação, no âmbito da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, pondo também em destaque a parceria entre o Município e o Agrupamento.

A finalizar a cerimónia e antes do beberete, as alunas Leonor Guedes e Leonor Silva, do 7º ano, declamaram o poema “Pedra Filosofal”, de António Gedeão, e o aluno Diogo Leitão, do 11º ano, cantou ao piano o Hino do Agrupamento, de que foi autor da música.

Docente do quadro do Agrupamento desde 2009, Amélia Vitorino é professora do 1º Ciclo, tem o Curso de Estudos Superiores Especializados em Direção Pedagógica e Administração Escolar e Mestrado em Educação – Área de Inovação Pedagógica.

Foi Adjunta do Diretor para o 1º Ciclo do extinto Agrupamento Alpha de 1 de setembro de 2009 a 2 de julho de 2012, transitando para o então formado Agrupamento de Escolas Cidade do Agrupamento, que juntou o Agrupamento Alpha com a Escola Secundária, como Adjunta do Diretor para a Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo, tendo-se mantido no cargo até à sua tomada de posse como Diretora.

PUB
PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here