Entroncamento | Agir, Quim Barreiros e Gene Loves Jezebel vêm às Festas!

Festas do Entroncamento regressam dia 21 de junho. Foto arquivo: mediotejo.net

O programa das Festas de São João e da Cidade promete animação aos milhares de visitantes aguardados a partir desta sexta-feira, dia 21, e até ao dia 29 de junho. Quim Barreiros, Agir e a banda Gene Loves Jezebel são cabeças-de-cartaz, mas outras personalidades passam pelo concelho “desembarcando” no Entroncamento por ocasião das Festas da Cidade. Conheça todas as linhas do programa!

PUB

A abertura oficial está marcada para as 19h00 desta sexta-feira, dia 21, no Largo José Duarte Coelho, mas as atividades começaram no dia antes com o Museu Nacional Ferroviário a abrir as suas portas gratuitamente. Também no dia 20, o Centro Cultural recebeu a assinatura simbólica do Protocolo de Geminação entre o Entroncamento e a cidade alemã de Friedberg que, nestas festas, terá presente uma comitiva com mais de centena e meia de elementos.

Festas de S. João e da Cidade do Entroncamento. Foto arquivo: mediotejo.net

O Dia da Cidade, dia 20 de junho, coincidiu com o feriado do Dia do Corpo de Deus e foi, igualmente, o dia do Torneio de Velhas Guardas, que decorreu no Complexo Desportivo, colocando frente a frente os jogadores do Entroncamento Atlético Clube e os do Sporting CP, às 11h00, e os do SL Benfica e do Sporting CP, às 17h00.

Apresentação das Festas de São João e da Cidade 2019. Foto: mediotejo.net

A informação foi avançada pelo presidente da autarquia durante a apresentação em que partilhou que o programa foi criado com o objetivo de ser “eclético e que permita agradar a todos”, contribuindo para que as festas sejam “um espaço de confraternização e de alegria” e levando as pessoas a saírem à rua e a divertirem-se.

No meio da diversão há espaço para a consciência ambiental e quem entregar 10 copos de plástico usados recebe uma bebida não alcoólica grátis.

PUB

Igualmente gratuitos são os TURE – Transportes Urbanos do Entroncamento durante os nove dias em que os artistas são presença diária nos palcos do Largo José Duarte Coelho e da Praça Salgueiro Maia, assim como nas datas em que as vertentes religiosa e desportiva se juntam ao programa.

No caso da primeira, com a missa na Igreja da Sagrada Família seguida de procissão, a partir das 18h00 de dia 24.

Grande Prémio Museu Nacional Ferroviário 2017. Foto: Manuel Martins

O Grande Prémio Museu Nacional Ferroviário chega à 25ª edição e a Caminhada José Canelo à 6ª no sábado, dia 22, com partida no Museu Nacional Ferroviário às 18h00. O CLAC, entidade organizadora, apresentou a prova de atletismo de estrada de 10km e o passeio, ambos com inscrições abertas. O programa desportivo inclui, também, o IV Torneio Internacional de Futsal, entre os dias 21 e 23, o XI Torneio Nacional de Veteranos de Ténis, entre os dias 28 e 30, e o Torneio de Futsal Feminino (Seniores) nos dias 29 e 30.

Quanto aos espetáculos, as propostas são muitas por isso apresentamos o programa dividido por palcos e outros locais (quem é amigo?):

PALCO JOSÉ DUARTE COELHO

O palco em frente à Câmara Municipal recebe os cabeças-de-cartaz e os Djs, sempre à mesma hora, ao longo dos festejos. Os primeiros encontram-se com o público às 22h00 e as noites de sexta-feira e sábado pertencem aos segundos a partir das 00h00 (exceto no dia 29, em que está marcado para as 00h30). Nos dias 25, 26 e 28 surgem outras propostas neste local em horários distintos.

Os espetáculos dos cabeças-de-cartaz começam esta sexta-feira, dia 21, com o que junta sete músicos da região na segunda edição do projeto “Rock in the City”, seguindo-se o ritmo dos Djs Addline e Alex V.

No sábado, dia 22, o destaque vai para “Gene Loves Jezebel”, a banda criada em 1981 que conquistou os tops com “Break the Chain”, “Desire” e “Motion of Love”, seguida pelo Dj White (AKA Jorge Branco).

Gene Loves Jezebel, “Break the Chain”. Vídeo: youtube

Domingo é a vez de Quim Barreiros trazer “A Cabritinha”, “A Garagem da Vizinha” e a “Amélia Costureira” e na segunda-feira os “FH5” interpretam covers de temas de referência do rock, pop e música popular. “Domi” traz as sonoridades do hip-hop na terça-feira, dia em que este palco também recebe o grupo local “Entronca G’s” às 20h30.

No dia 26, quarta-feira, os holofotes iluminam a Associação Filarmónica e Cultural do Entroncamento e a Associação Concórdia Musica no espetáculo conjunto “The Sound of Music”, pouco depois do Largo José Duarte Coelho ter recebido o Rancho Folclórico “Nova Geração”, do CERE – Centro de Ensino e Recuperação do Entroncamento, às 20h30.

Quim Barreiros. Foto: DR

O ritmo do hip-hop e do R&B marca a noite de quinta-feira, dia em que Plutónio sobe ao palco, e o do pop de April Ivy está reservado para os fãs na sexta-feira. Nesta data, o grupo “Sombreros e Peinetas” faz uma demonstração de danças sevilhanas a partir das 21h30 no Largo José Duarte Coelho e o palco volta a receber Djs, desta vez com as propostas do Dj Hugo Luz.

Agir. Foto: DR

O último sábado das Festas de São João e da Cidade tem como cabeça-de-cartaz o cantor, músico e produtor Agir que traz temas dos álbuns “Agir”, “Leva-me a sério” e “No Fame”. A música regressa ao palco pelas 00h30 com o projeto “P*ta da Loucura”, que junta o Dj Rubim e o Mc Quimbé, na noite em que as proximidades da Câmara Municipal recebem o tradicional espetáculo piromusical, às 00h00.

PALCO SALGUEIRO MAIA

Os primeiros artistas a subir a este palco são os alunos da Academia de Dança do Entroncamento, às 21h00 desta sexta-feira, dia 21, e este volta a ter movimento no dia seguinte, às 11h00, com o ritmo do DinamicGim, da Universidade Sénior do Entroncamento e do CBESZA – Centro de Bem Estar e Social da Zona Alta, de Torres Novas. À noite, pelas 21h00, atua o Grupo de Fados “Saudades de Coimbra” e, a partir das 22h30, Bruno Gomes e Rodrigo Maurício trazem o projeto “Acordeão, Génio & Arte”.

Bruno Gomes. Foto: Bruno Gomes

Domingo é dia de dança com a subida ao palco dos alunos da ADMU – Academia de Dança Moderna e Urbana do CIR Rx-Tuna, às 20h00, e da Escola Es-Passo de Dança com o espetáculo “Hemisfério”, às 21h00. A semana começa com “O Chapas” e “Banda Stew” às 21h30 e 22h30 de dia 24, e “Fun2Rock” às 22h30 de dia 25. Na quarta-feira, dia 26, a Dançarte apresenta “O Lago Encantado”, pelas 21h30, e o Grupo de Sevilhanas “Sombreros e Peinetas” atua às 22h30.

No dia 27, este palco recebe o tributo a Linkin Park “Hybrid Park”, pelas 22h00, e no dia 28 é partilhado por “Ricardo Oliveira Projeto” e Nádia Dias, nos espetáculos marcados para as 21h30 e 22h30, respetivamente. No sábado, o Kempo Koa faz uma demonstração de kempo a partir das 11h00 e o Grupo “Fora d’Horas” chega a tempo para atuar às 22h00.

OUTROS LOCAIS

O Centro Cultural recebe as atuações da Escola de Cavaquinhos da Universidade Sénior do Entroncamento e do Orfeão do Entroncamento, às 20h00 e 21h00 de dia 27, respetivamente.

Por sua vez, o recinto das festas é percorrido aos sábados, a partir das 20h30, com a animação de rua do Grupo “Os Beirões Citadinos”.

Teaser das Festas de São João e da Cidade 2019. Vídeo: CM Entroncamento

Algumas atividades são permanentes ao longo dos nove dias, como a 20ª Feira de Artesanato na Rua Luís Falcão de Sommer e na Praça Salgueiro Maia, a exposição temática do Regimento de Manutenção no Centro Cultural, diversões na Praça Marechal Carmona, o carrossel na Praça Salgueiro Maia e a exposição “Espaços – dos festejos de S. João Baptista das Vaginhas às Festas da Cidade” na Galeria Municipal.

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here