Eleições | Nós, Cidadãos congratula-se com decisão que admite lista por Santarém

Nós, Cidadãos congratula-se com decisão que admite lista por Santarém. Créditos: DR

O Nós, Cidadãos! congratulou-se hoje com a decisão do Tribunal Constitucional, que deu razão ao partido na contestação à exclusão da sua lista pelo círculo eleitoral de Santarém pelo tribunal da cidade por alegada violação da Lei da Paridade.

PUB

O acórdão do Tribunal Constitucional, datado de quinta-feira, conclui que o partido cumpre “o requisito de intercalação fixado no nº 2 do artigo 2.º da Lei da Paridade e, consequentemente, o limite mínimo de representação de cada sexo estabelecido no respetivo nº 1”, revogando a decisão do Tribunal de Santarém, afirma a cabeça de lista do Nós, Cidadãos por Santarém, Cristina Barradas, em comunicado.

“O diferendo que opunha as partes passava pela diferente interpretação da Lei da Paridade quanto à sua aplicação no total da lista de candidatos (efetivos e suplentes) considerada pelo Nós, Cidadãos! como uma Lista Única, onde garantia cumprir integralmente as normas”, afirma.

A juíza que analisou a conformidade das candidaturas entregues no Tribunal de Santarém “entendeu separar os candidatos efetivos dos suplentes e considerar a existência de duas listas (lista de efetivos e lista de suplentes) querendo aplicar a Lei da Paridade, separadamente, a cada uma das alegadas listas e rejeitando com esse fundamento a Lista do Nós, Cidadãos! a Santarém”, acrescenta.

A candidata declara que a decisão do Tribunal Constitucional dá à sua candidatura “uma motivação adicional” na campanha para as eleições legislativas de 06 de outubro, nas quais são eleitos nove deputados pelo distrito de Santarém.

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here