Eleições em Rede 2019 | Entrevista com António Costa (podcast)

O líder do PS durante a entrevista a Daniel Oliveira. Foto: Perguntar Não Ofende

Publicamos hoje uma entrevista com António Costa , realizada no âmbito do projeto Eleições em Rede 2019*, que junta o podcast Perguntar Não Ofende aos meios digitais Fumaça, Sul Informação e Médio Tejo, os semanários Jornal de Leiria e Jornal do Fundão e ainda os projetos universitários RUM – Rádio Universitária do Minho, RUC – Rádio Universidade de Coimbra e Rádio Universitária da Beira Interior em conjunto com o Urbi et Orbi – Jornal Universitário da Beira Interior (coordenados pelo Remedia.Lab – Laboratório e Incubadora de Media Regionais).

PUB

Nesta entrevista, António Costa acusa o Bloco de Esquerda de querer crescer à custa dos socialistas e diz mesmo que a “geringonça” foi construída “apesar do Bloco de Esquerda”. Ainda assim, para formar governo assume disponibilidade para conversar com qualquer partido à esquerda depois das legislativas (e também com o PAN).

A conversa de 30 minutos com o atual primeiro-ministro foi conduzida por Daniel Oliveira, que criou com João Martins o podcast Perguntar Não Ofende, “um projeto jornalístico independente, quase sempre sobre política, às vezes sobre coisas realmente importantes”, como se explica no site do projeto.

(Ou ouvir em Apple Podcast)

Daniel Oliveira, que escreve no Expresso e pertence ao painel do programa O Eixo do Mal, emitido pela SIC, assume que “este é um espaço de jornalismo com opinião”, mas que, defende, “não deixa de ser jornalismo”. O facto de o entrevistado conhecer a sua opinião enquanto comentador liberta-o para ir mais longe no tema abordado. “Tudo feito às claras, num formato em que as opiniões não estão escondidas atrás das perguntas.”

PUB

Este podcast semanal estreou em maio de 2018 e já recebeu personalidades como Marcelo Rebelo de Sousa, Dilma Rousseff, Boaventura de Sousa Santos, Jaime Nogueira Pinto, Catarina Martins ou Ricardo Araújo Pereira.

*A iniciativa Eleições em Rede 2019 nasceu com o propósito de dar uma dimensão nacional a problemas regionais mas, também, olhar para a eleição de um novo Parlamento através da análise e do escrutínio de grandes temas, ao invés de uma cobertura focada em ações de campanha e comícios. Cada meio terá a sua cobertura e linha editorial própria, mas partilha nos seus canais de distribuição (áudio, papel ou vídeo) e redes sociais trabalhos relevantes dos parceiros. Mantendo a independência das redações e o estilo de cada projeto, os artigos, entrevistas e debates produzidos serão discutidos e pensados em conjunto, numa ideia de validação pelos pares. Esta rede é formada pelo podcast Perguntar Não Ofende, do jornalista Daniel Oliveira, pelos meios digitais Fumaça, Sul Informação e Médio Tejo, pelos semanários Jornal de Leiria e Jornal do Fundão e ainda pelos projetos universitários RUM – Rádio Universitária do Minho, RUC – Rádio Universidade de Coimbra e Rádio Universitária da Beira Interior em conjunto com o Urbi et Orbi – Jornal Universitário da Beira Interior (coordenados pelo Remedia.Lab – Laboratório e Incubadora de Media Regionais).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here