Economia | Certificação de Vinhos do Tejo regista maior aumento de sempre

O primeiro trimestre de 2019 registou, face ao mesmo período de 2018, um aumento de quase 40% na certificação de Vinhos do Tejo. É o maior crescimento de sempre registado pela Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo), a entidade que emite os selos de garantia de qualidade.

Nos meses de janeiro, fevereiro e março houve, respetivamente, um aumento em volume de 33,06%, 50,21% e de 31,55% de selos DOP e IGP, ou seja, de vinhos com Denominação de Origem Protegida (DO Tejo) e Indicação Geográfica Protegida (Vinho Regional do Tejo).

O maior impulsionador deste incremento foi a Adega do Cartaxo, com a marca Encostas do Bairro, que passou de Vinho de Mesa para Vinho Regional do Tejo.

O aumento das exportações (para o Brasil, em primeiro lugar, seguido da Polónia, Inglaterra, Alemanha e China) e o interesse crescente do consumidor nacional em relação ao vinho com certificado de origem Tejo estão na base do progresso desta atividade económica na região.

Gala Tejo 2019 em Tomar

É já no próximo dia 18 de maio que os melhores vinhos da região vão ser distinguidos no âmbito do Concurso Vinhos do Tejo. Será a 10ª edição deste concurso e a cerimónia decorrerá no Hotel dos Templários, em Tomar. Na “Gala Tejo 2019” vão ser entregues prémios nas categorias ‘Empresa Dinamismo’, ‘Empresa Excelência’, ‘Enólogo do Ano’ e ‘Prémio Carreira’, e serão revelados os vencedores do ‘Tejo Gourmet – Concurso de Iguarias e Vinhos do Tejo’.

PUB

A edição deste ano do ‘Concurso Vinhos do Tejo’ foi a mais concorrida de sempre, com um total de 183 vinhos, que se dividiram em 106 tintos, 62 brancos, dos quais dois de colheita tardia e um frisante, um espumante, 10 rosés e quatro licorosos.

Osvaldo Amado presidiu ao concurso, que teve um painel de jurados com 28 elementos, entre enólogos, sommeliers, wine educators, críticos de vinho, bloggers e jornalistas.

Já a 9ª edição do ‘Tejo Gourmet – Concurso de Iguarias e Vinhos do Tejo’ teve um número recorde de 58 restaurantes inscritos, que serão distinguidos nas categorias ‘Melhor Restaurante’, ‘Melhor Cozinha Tradicional’, ‘Melhor Cozinha de Autor’, ‘Melhor Cozinha Internacional’, ‘Melhor Casa de Petiscos’, ‘Restaurante Revelação’, ‘Melhor Promoção’, ‘Melhor Carta de Vinhos’, ‘Melhor Entrada’, ‘Melhor Prato’, e ‘Melhor Sobremesa’.

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here