Constância | Toy, Amarelo & Berg e Teresa Salgueiro cabeças de cartaz nas festas do Concelho

Momento em que era revelado o cartaz. Foto: mediotejo.net

Os cabeças de cartaz das Festas do Concelho 2019 / Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem em Constância são o popular cantor Toy e a ex-vocalista dos Madredeus, Teresa Salgueiro, que atuam nos dias 20 e 22 de abril, respetivamente. No dia 21, Sérgio Amarelo é o responsável por animar a noite tendo Berg como convidado. O anúncio foi feito no dia 22, durante uma conferência de imprensa promovida pela Câmara na Casa Memória de Camões.

PUB

Ladeado pelos vereadores Jorge Pereira e Filipa Montalvo, o presidente da Câmara de Constância, Sérgio Oliveira, começou por referir a importância do “maior evento cultural, ao longo do ano, que se realiza no concelho”.

“Umas festas que já têm uma longa tradição no concelho de Constância, que visam homenagear o nosso passado marítimo do concelho e sobretudo da vila, passado ligado aos rios e à atividade marítima, mas também com o simbolismo da devoção a Nossa Senhora da Boa Viagem e a proteção dela aos homens e homens que passavam mais tempo da sua vida nos rios do que em terra”, explicou Sérgio Oliveira.

Constância | Toy, Amarelo & Berg e Teresa Salgueiro cabeças de cartaz nas festas do Concelho
O cartaz da festa foi apresentado durante uma conferência de imprensa. Foto: mediotejo.net

Como é tradicional, a festa, que decorre de 20 a 22 de abril, é marcada pelas tasquinhas, ruas floridas, animação de rua, bênção dos barcos e das viaturas, procissão em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem, mostra nacional de artesanato e doçaria e Grande Prémio da Páscoa em Atletismo.

Como frisou o presidente da autarquia, “são umas festas que envolvem não só a Câmara Municipal, mas também as associações, as escolas e a população em geral, seja no trabalho do embelezamento das ruas, seja na dinamização dos quiosques de venda de bebidas, seja na dinamização das Tasquinhas por parte das associações”.

PUB

Sérgio Oliveira destacou este “trabalho coletivo” da comunidade que “já trabalha para as festas, dignificando e engrandecendo o Concelho”.

Quanto ao cartaz, o autarca disse que, tratando-se de “uma festa que se quer moderna, mas sem nunca esquecer a sua matriz”, o programa procura “conciliar os diversos gostos musicais”.

Constância | Toy, Amarelo & Berg e Teresa Salgueiro cabeças de cartaz nas festas do Concelho
Toy atua no dia 20 de abril

Além de Toy no dia 20 de abril e Teresa Salgueiro no dia 22, está anunciada a atuação do músico Sérgio Amarelo tendo como convidado Teófilo Sonnemberg (Berg) na noite de 21.

O programa contempla ainda animação de rua, a tradicional tarde de folclore dinamizada pelo Rancho Folclórico Os Camponeses de Malpique e atuações da Filarmónica Montalvense, grupo de cantares da Casa do Povo de Montalvo e Grupo Cultural Emoções de Malpique.

Constância | Toy, Amarelo & Berg e Teresa Salgueiro cabeças de cartaz nas festas do Concelho
Teresa Salgueiro atua no dia 22.

O Dia do Concelho, segunda-feira de Páscoa, 22 de abril, durante o qual decorrem as cerimónias religiosas, volta a ser o ponto alto dos festejos. Destaque para a Procissão em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem e as Bênçãos dos Barcos nos rios Tejo e Zêzere e das viaturas na Praça Alexandre Herculano.

Questionado pelos jornalistas em relação ao orçamento da festa para este ano, o presidente da Câmara respondeu que não andará muito longe do orçamento das festas do ano passado, entre os 100 e os 120 mil euros.

As obras de requalificação que decorrem nesta altura no largo Cabral Moncada, devem estar concluídas antes das festas do concelho “nem que chovam picaretas”, garantiu o autarca, salvaguardando no entanto o caso de haver “uma situação muito extraordinária, que saia fora do controlo”.

Constância | Toy, Amarelo & Berg e Teresa Salgueiro cabeças de cartaz nas festas do Concelho

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here