Constância | Município desdobra-se em eventos na quadra natalícia

Foto: CM Constância

Com o objetivo de “celebrar a época Natalícia, dando mais vida à vila”, a Câmara Municipal de Constância programou vários eventos que vão decorrer na vila, os quais terão início já no fim de semana de 1 e 2 de dezembro. São eles: os Mercados de Natal, a exposição Natal Reciclado, a iluminação natalícia e a exposição/venda de peças natalícias.

PUB

No próximo fim de semana, 1 e 2 de dezembro, vai decorrer junto à zona ribeirinha o Mercado de Natal organizado pela TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior, em conjunto com o Município.

Sob o mote “Ofereça o que é nosso, valorize e consuma o que é local”, estes mercados têm como objetivos, explicam os promotores, “incentivar a comunidade local a adquirir produtos e artesanato de Abrantes, Constância e Sardoal, em especial durante época natalícia. Pretende-se, assim, além do sentimento de orgulho em presentear com algo da sua terra natal, sensibilizar a população para os efeitos desse pequeno ato, visto que a comunidade ao optar por produtos locais está a estimular a economia regional, contribuindo para o escoamento das produções, contacta diretamente com quem faz os artigos, permitindo saber mais sobre os produtos e a sua utilização”.

Algumas das árvores de Natal em 2017. Foto: DR

Exposição Natal Reciclado nas ruas do centro histórico

Tal como aconteceu o ano passado, Constância vai receber a exposição Natal Reciclado de 1 de dezembro a 6 de janeiro. Na Praça Alexandre Herculano e na Avenida das Forças Armadas, vão estar em exposição dezenas de árvores de Natal decoradas com materiais reciclados.

PUB

Natal Reciclado, é uma iniciativa dinamizada pela Câmara Municipal de Constância, através da Unidade dos Serviços Sociais, Saúde, Educação, Cultura e Desporto e do Posto de Turismo, que tem como intuito “dinamizar e envolver no espírito natalício as escolas, as associações/coletividades, as Instituições Particulares de Solidariedade Social, o comércio local, o tecido empresarial e grupos de pessoas organizados”, explica a Autarquia.

Outros objetivos passam por “sensibilizar os mais jovens e a comunidade em geral para a reutilização de materiais e, consequente, para a diminuição de resíduos que constituem um problema atual e urgente no planeta, em prol da biodiversidade e do meio envolvente”.

Todos os participantes decoraram a sua árvore de Natal com material reciclado, a qual tem por base um modelo de árvore de Natal cedido pela autarquia.

Peças Natalícias à venda no Posto de Turismo

Em simultâneo com a iniciativa “Natal Reciclado”, o Posto de Turismo de Constância volta a receber de 1 de dezembro a 6 de janeiro uma exposição/venda de peças natalícias.

São presépios, anjinhos, pais natais, coroas, doces, arranjos d’época, quadros, pinturas em materiais diversos, entre outras peças alusivas à época natalícia, executadas com os mais diversos materiais, de forma manual por vários artesãos e amantes de artes decorativas do concelho.

Com a organização do evento, a Câmara Municipal de Constância pretende promover os produtos locais feitos pelas gentes do concelho e dinamizar a sala de exposições do Posto de Turismo e o Centro Histórico da vila de Constância.

 

Iluminação de Natal a partir de 1 de dezembro

Para assinalar a época festiva, no dia 1 de dezembro, cerca das 18h00, a iluminação natalícia voltará a iluminar a Praça Alexandre Herculano em Constância, a entrada principal da Quinta Dona Maria em Montalvo e o Largo Dr. Pratas de Moura na Aldeia de Santa Margarida.

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here