Constância | Militares e civis vão correr por uma causa na 4ª São Silvestre Solidária

Corrida de São Silvestre disputa-se no sábado no Campo Militar de Santa Margarida. A inscrição dos participantes é sempre feita através de donativos. Foto: mediotejo.net

O espírito de festa, amizade e solidariedade vai estar em destaque uma vez mais em Constância, no sábado, dia 14 de dezembro, com a realização da prova de atletismo São Silvestre Solidária, evento que se realiza pelo quarto ano consecutivo no Campo Militar de Santa Margarida e zona envolvente, com organização da Brigada Mecanizada e da autarquia, em parceria com as instituições sociais do concelho. As inscrições estão a decorrer mas a festa do desporto solidário está desde já assegurada, contando com a jornalista Patrícia Matos e a atleta Rosa Mota como embaixadoras da prova.

A apresentação pública do evento decorreu no salão nobre da Câmara Municipal de Constância, sendo considerada um “orgulho” para a instituição militar que a dinamiza, e um “exemplo” que “alavancou a realização de outras provas solidárias” e que tem vindo a ser replicado em várias zonas do país. “É uma forma da Brigada Mecanizada se inserir e interagir no meio envolvente e com as gentes do concelho, da região e do país, numa festa desportiva que é dirigida para o envolvimento das famílias, de forma divertida, solidária, e tranquila”, disse o Major General Eduardo Ferrão, comandante da Brigada Mecanizada.

“Desenvolver o espírito de solidário entre os militares e civis que trabalham na Brigada Mecanizada e nas pessoas em geral”, e mostrar que em Constância as instituições, militares e civis, “conseguem fazer coisas, fazer diferente e fazer por causas” são outros dos destaques que norteiam o evento solidário, que conta com Tenente Coronel Cordeiro Dias como diretor da prova.

Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Constância, presidente da Câmara Municipal, Comandante da Brigada Mecanizada, e diretor da prova São Silvestre Solidária apresentaram o evento em Constância. Foto: CMC

Sérgio Oliveira, presidente da Câmara de Constância, disse que o evento já integra o calendário das provas desportivas anuais do concelho, da região e do país, tendo destacado a vertente solidária, no “apoio a pessoas desfavorecidas”, e a vertente desportiva, no “combate ao sedentarismo”.

O Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Constância, António Teixeira, deu conta, por sua vez, que os donativos têm crescido de ano para ano no âmbito desta iniciativa solidária, quer em quantidade, quer em qualidade, tendo feito notar que os mesmos vão proporcionar uma melhor resposta a casos de emergência social concelhia e um Natal mais feliz a famílias carenciadas e sinalizadas pela Loja Social da Misericórdia, em parceria com as instituições da rede social concelhia.

PUB

Com muitas provas destinadas a todos os escalões etários e com muita animação e entretenimento para quem queira apenas ter um sábado diferente em família, sem entrar em corridas ou caminhadas, a base do evento vai estar centrada no pavilhão gimnodesportivo, local onde decorrem as atividades e que serve de base logística à prova e à recolha dos donativos (inscrição) e que devem constar de bens alimentares não perecíveis e de artigos de higiene pessoal e de limpeza.

A prova principal terá um percurso com 8,8 km de distância, com partida e chegada no Campo Militar de Santa Margarida. Em simultâneo, realiza-se a 3ª Caminhada Solidária Constância – BrigMec. No evento solidário vão participar atletas em representação de clubes, coletividades, organizações populares, empresas e individuais, federados ou não federados.

Correr por uma causa, sábado, dia 14 de dezembro, na 4ª São Silvestre Solidária de Constância. Foto: CMC

Assim, até quarta-feira, dia 11 de dezembro, estão abertas as inscrições para a prova de atletismo 4ª São Silvestre Solidária, organizada pela Câmara Municipal de Constância e pela Brigada Mecanizada. A prova vai realizar-se no sábado, dia 14 de dezembro, a partir das 15:00, no Campo Militar de Santa Margarida, e o custo da inscrição são bens alimentares, roupas, brinquedos e outros, que revertem a favor da Loja Social de Constância, projeto coordenado pela Santa Casa da Misericórdia, em parceria com a Câmara Municipal e as instituições da rede social do concelho.

Entrega de donativos na corrida São Silvestre Solidária. Foto: mediotejo.net

O evento inclui uma corrida de 10 km, uma caminhada de 7,5 km e provas para escalões jovens, incluindo uma caminhada de Pais Natal, para quem for trajado a preceito.

A jornalista Patrícia Matos, uma das madrinhas da prova, já deixou o apelo à participação solidária da comunidade.

Como no ano passado, é um enorme privilégio poder contar com a presença da Patrícia Matos na Corrida S. Silvestre Solidária deste ano. Tal como a Patrícia, contamos consigo para poder ajudar quem mais precisa.Inscreva-se e ajude-nos a ajudar!https://lap2go.com/pt/event/ss-solidaria-constancia-brigmec-2019?fbclid=IwAR3ux6qHy1ZjggxpOUnaKQXbkHQqemSIdoxJSHfkknQw4sStPFvCur9vHus#ExércitoPortuguês #BrigadaMecanizada #BrigMec

Publicado por Brigada Mecanizada em Sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

A terceira edição bateu os recordes em relação ao ano anterior, quer no número de participantes, que subiu de 750 para mais de 1000, quer na quantidade de bens angariados para ajudar as famílias carenciadas de Constância, que se cifrou nas seis toneladas.

O objetivo estabelecido nas três toneladas já tinha sido atingido antes da prova começar, tendo mesmo duplicado as expectativas do ano passado. A meio da iniciativa tinha subido para cinco toneladas, juntando donativos dos participantes e das empresas, que em 2018 também foram convidadas a aderir.

Os interessados podem fazer a sua inscrição aqui até ao dia 11 de dezembro. 

PUB
PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here