Constância | Reforço dos pilares da ponte sobre o Tejo vai custar 2,8 ME

Ponte da Praia sobre o Tejo une Constância e Vila Nova da Barquinha. Foto; DR

Já foi adjudicada pela Infraestruturas de Portugal (IP) a empreitada de reforço dos pilares P4 e P5 da Ponte ferro/rodoviária da Praia do Ribatejo, que faz parte da Linha da Beira Baixa, travessia que também serve o trânsito rodoviário entre os concelhos de Vila Nova da Barquinha e Constância.

PUB

PUB

O contrato com a empresa espanhola Extraco – Construccións e Proxectos S.A., que ganhou o respetivo concurso público, foi assinado no dia 25 de janeiro e publicado no portal Base. Envolve um investimento de 2.826.644,56 euros+ IVA, a concretizar durante um ano.

Ao concurso público lançado em meados do ano passado apresentaram-se três empresas: H-Tecnic Construções, Lda e CONDURIL – Engenharia, S.A, além da empresa vencedora.

A empreitada contempla, segundo o caderno de encargos, o “reforço das fundações dos pilares P4 e P5 através da execução de microestacas, encabeçadas por uma viga pré-esforçada, proteção da estrutura contra fenómenos de erosão através de encamisamento em betão armado dos pilares P5 e P6 e substituição do aparelho de apoio fixo do pilar P4 para o encontro de entrada e trabalhos acessórios”.

Além disso, será realizada a “reposição dos aparelhos de apoio definitivos do tabuleiro ferroviário nos pilares P4 e P5 e preenchimento das fossas de erosão e execução de tapetes de enrocamento de proteção do leite do rio em torno dos pilares P4 a P6”.

PUB

Inaugurada em 1889 apenas como travessia ferroviária sobre o rio Tejo, a ponte da Praia do Ribatejo liga as estradas nacionais EN3 e EN118, unindo Praia do Ribatejo (VN Barquinha) à Freguesia de Santa Margarida da Coutada (Constância).

Em 1988, a estrutura antiga (entretanto substituída por outra nova, assente sobre os mesmos pilares), foi adaptada a ponte rodoviária e cedida às Câmaras de VN Barquinha e Constância.

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here