Constância | Festival das Grandes Rotas aposta na valorização turística do Médio Tejo

De 18 a 20 de maio decorre em Constância, e pela terceira vez, o Festival das Grandes Rotas, com o objetivo de promover a Grande Rota do Zêzere e a Grande Rota do Tejo (Caminho do Tejo) no território concelhio com a realização de várias atividades nas áreas do turismo, lazer, desporto, cultura e ciência.

PUB

Trata-se de uma iniciativa do Município de Constância, em conjunto com agentes económicos locais.

Constância | Festival das Grandes Rotas aposta na valorização turística do Médio Tejo
Percurso pedestre inserido no Festival das Grandes Rotas (Foto: CMConstância)

Este evento, “integrado na estratégia de valorização turística do Médio Tejo, divulga a natureza, a cultura, a história, o património, a gastronomia e promove a saúde e o bem-estar. Centrando-se no turismo ativo, dá visibilidade ao património material e imaterial existente nas regiões do Interior Centro”, refere a organização em comunicado.

Constância | Festival das Grandes Rotas aposta na valorização turística do Médio Tejo

Acrescenta-se que é uma oportunidade que “os amantes da natureza, desporto, lazer e aventura têm de experimentar e vivenciar diversas atividades, desde passeios pedestres, canoagem, BTT, zumba, passando por passeios de barco, observações astronómicas, visitas temáticas e outras aventuras que apelam ao despertar das emoções sob um território ainda por descobrir”.

A participação neste evento implica a aquisição do passaporte do III Festival das Grandes Rotas, que ficará reservado após preenchimento da ficha de inscrição.

PUB

O Passaporte é o documento que confirma a inscrição nas atividades do Festival, e deve ser adquirido pelos participantes no Posto de Turismo de Constância. O Passaporte permite usufruir de ofertas, descontos e promoções nas atividades, assim como nos alojamentos e restauração aderentes.

Constância | Festival das Grandes Rotas aposta na valorização turística do Médio Tejo

O Festival das Grandes Rotas surgiu em 2016 como um evento que visa promover o território do concelho de Constância em geral, mas sobretudo e em particular a Grande Rota do Zêzere e a Grande Rota do Tejo, dois percursos marcados que funcionam como equipamentos de cariz turístico para a região centro do país.

A Grande Rota do Zêzere (GR33) é um percurso linear, com cerca de 370 km, marcado nos dois sentidos, que acompanha o rio Zêzere entre a sua nascente na Serra da Estrela e a sua foz no rio Tejo em Constância, percorrendo no seu trajeto o território de 13 concelhos.

A Grande Rota do Tejo (GR12 E7), designada de Caminho do Tejo, é um percurso, com cerca de 45 km, que se prolonga pelas margens do rio Tejo entre a estação de canoagem de Alvega no concelho de Abrantes e a vila de Constância. Apresenta uma variante que percorre a margem sul do rio, permitindo tornar o percurso circular entre Abrantes e Constância, numa distância com cerca de 70 km. A Grande Rota do Tejo é um percurso que se pretende transeuropeu.

Constância | Festival das Grandes Rotas aposta na valorização turística do Médio Tejo

Para além da possibilidade de serem percorridos a pé, estas Grandes Rotas foram projetadas para também poderem ser realizadas de bicicleta ou em canoa. Desta forma, podem ser efetuadas de forma contínua e encadeadas por troços, ou então, em circuitos multimodais, recorrendo a mais do que uma atividade.

“Constância assume-se como um território fulcral no desenvolvimento destas Grandes Rotas, já que para além de se localizar no início ou final dos percursos, conforme o sentido em que são percorridos, é o ponto de ligação entre as duas Grandes Rotas”, lê-se na nota de imprensa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here