Constância | Festas de 2017, a tradição celebra-se ao som de Tim, HMB, Hyubris e Ferro&Fogo

O programa das Festas do Concelho de Constância e de Nossa Senhora da Boa Viagem foi apresentado no dia 27, e a vila vai encher-se de tradição, cor e animação a partir de hoje e até segunda-feira, dia 17 de abril. As ruas floridas, mostras de artesanato e doçaria, tenda jovem, provas desportivas, exposições, folclore e um cartaz musical recheado de nomes nacionais e locais juntam-se ao ponto alto da “festa dos afetos” com a bênção das embarcações e das viaturas.

Tim, HMB, Hyubris, Ferro & Fogo, Tributo a Pink Floyd, Banda da Associação Filarmónica Montalvense 24 de Janeiro e o Carrilhão LVSITANVS estão responsáveis pela animação musical das Festas do Concelho de Constância e de Nossa Senhora da Boa Viagem, cujo programa foi apresentado publicamente entre os corações floridos criados pela comunidade escolar do concelho.

Júlia Amorim e Arsénio Cristóvão, presidente e vice-presidente do município, e os elementos da organização deram a conhecer as iniciativas que marcam a edição da “festa dos afetos”, que este ano se realiza entre 14 e 17 de abril. O certame tem a inauguração oficial marcada para as 15h00 de sábado, mas a animação começa antes na vila com o concerto dos Hyubris na sexta-feira à noite.

A Vila Poema retoma o espírito festivo às 14h00 de sábado e partilha-o com todo o mundo através da transmissão em direto do programa “Aqui Portugal”, da RTP 1, que apenas termina às 20h00. A tarde inclui animação na Praça Alexandre Herculano com o Grupo de Danças Populares da Universidade Sénior e o Grupo do projeto juvenil local “Ganhar Asas”, juntamente com uma Mega Aula de Zumba. A noite traz as atuações de Ferro & Fogo e da banda HMB.

Constância | Festas de 2017, a tradição celebra-se ao som de Tim, HMB, Hyubris e Ferro&Fogo
A apresentação foi feita no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Fotos: mediotejo.net

A tarde do domingo de Páscoa está reservada para o folclore, iniciativa organizada pelo Rancho Folclórico “Os Camponeses de Malpique”, que convidou o Rancho Folclórico “Paço dos Negros” e o Grupo Folclórico de Santiago de Custóias. O primeiro chega de Almeirim e o segundo de Matosinhos. De mais perto vem a Banda da Associação Filarmónica Montalvense 24 de Janeiro, que atua nessa noite e partilha o cartaz com a banda de Tributo a Pink Floyd.

O mesmo cartaz passa a ter em destaque Tim, o vocalista dos Xutos & Pontapés, com o concerto agendado para a noite de segunda-feira, ao qual se segue o espetáculo piromusical que pode ser apreciado no parque de merendas (Miradouro do Zêzere). Dois momentos para fechar o dia em que a fé em Nossa Senhora da Boa Viagem e as tradições dos marítimos, vindas dos tempos do apogeu do tráfego fluvial, se juntam aos festejos.

As cerimónias religiosas marcam forte presença neste dia com a missa solene, a procissão em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem, a bênção dos barcos nos rios e a das viaturas na Praça Alexandre Herculano. O número de embarcações, provenientes de 14 municípios ribeirinhos, aumentou este ano e ronda a meia centena e são diversos os grupos que, na impossibilidade de trazerem os seus barcos, marcarão presença na festa trajados a rigor.

Constância | Festas de 2017, a tradição celebra-se ao som de Tim, HMB, Hyubris e Ferro&Fogo  Constância | Festas de 2017, a tradição celebra-se ao som de Tim, HMB, Hyubris e Ferro&Fogo
Os Yubris abrem os concertos e Tim termina-os. Fotos: DR

Tradição mais recente é a realização do Grande Prémio da Páscoa em Atletismo, cuja vigésima nona edição decorre no dia 15, voltando a contar com o patrocínio da EDP Distribuição, e interrompe a circulação rodoviária na ponte entre as 10h00 e as 13h00. Além da conquista do pódio, os participantes que baterem os recordes masculino e feminino de 29′.37” e 33′.42”, respetivamente, podem ganhar o “Prémio Record”, no valor de €750,00.

À prova principal junta-se a caminhada com um percurso de 5km que ultrapassa os limites do concelho para o vizinho de Vila Nova da Barquinha, na Praia do Ribatejo, e terá a companhia dos rios Tejo e Zêzere. O ponto de partida é o mesmo que o da prova de atletismo, o posto de turismo.

O programa paralelo foi criado a pensar não apenas em quem gosta do convívio desportivo, mas também nos que gostam de conviver noite dentro e o campo de voleibol recebe a Tenda Jovem de 20×17,5m com animação assegurada por associações juvenis.

Constância | Festas de 2017, a tradição celebra-se ao som de Tim, HMB, Hyubris e Ferro&Fogo  Constância | Festas de 2017, a tradição celebra-se ao som de Tim, HMB, Hyubris e Ferro&Fogo  Constância | Festas de 2017, a tradição celebra-se ao som de Tim, HMB, Hyubris e Ferro&Fogo
António Matias Coelho foi um dos elementos da equipa da organização que esclareceu dúvidas. Fotos: mediotejo.net

As propostas para os que gostam de se deitar mais cedo incluem os cerca de sessenta expositores da XXVIII Mostra Nacional de Artesanato e da XI Mostra de Doces Sabores, assim como a exposição “Rua da Festa” que estará patente na Antiga Cadeia e o apoio do Espaço Criança, que este ano foi melhorado.

No final da conferência de imprensa, Júlia Amorim confirmou aos jornalistas que esta é uma forma do concelho se afirmar “em termos de identidade” e à qual se junta o retorno financeiro do investimento municipal na ordem dos €120.000,00 (IVA incluído). Segundo a autarca, este momento anual é “o ponto alto cultural e desportivo do nosso concelho e as nossas expetativas são muito positivas” pois “estão reunidas todas as condições para termos três dias grandes de festa”.

Júlia Amorim não deixou de destacar a proximidade que as Festas do Concelho e de Nossa Senhora da Boa Viagem geram pela convergência da população das três freguesias do concelho para a sua sede, mas também pela visita dos familiares dos habitantes “que vêm à festa da sua terra”.

A estes juntam-se os visitantes que trazem “muita riqueza”, destacando que o certame resulta em “riqueza imaterial, mas também uma grande riqueza económica porque deixa dinheiro a quem trabalha” e que perdura “ao longo de todo o ano e dos anos seguintes”.

DEIXAR UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here