Constância | Festa e Benção dos Barcos na Segunda-feira de Páscoa

Foto: Paulo Jorge de Sousa

O feriado municipal da Vila de Constância è dedicado à sua Padroeira, a Nossa Senhora da Boa Viagem. Dos perigos da navegação nasceu o apego à Mãe de Deus e a confiança na sua protetora intervenção. A Festa e a Bênção dos Barcos, na Segunda-feira de Páscoa, são os momentos culminantes de uma devoção pelo menos bicentenária.

Dia 17 de abril, Segunda-feira da Boa Viagem, por volta das 13h00, vão chegar a Constância dezenas de embarcações, representativas da quase totalidade dos municípios ribeirinhos do Tejo, desde Abrantes até ao mar, para participar nas cerimónias do Dia do Concelho. Serão recebidas com uma salva de foguetes e saudação musical pela Banda da Associação Filarmónica Montalvense 24 de Janeiro, sendo as cerimónias oficiais presididas pelo secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel.

Os barcos vão participar num grandioso cortejo fluvial nos rios Tejo e Zêzere para receberem as Bênçãos com as tripulações das embarcações trajadas ao modo das épocas de então, lembrando os tempos em que os rios eram estradas e deles vinha o ganha pão de grande parte da população.

As cerimónias religiosas em louvor de Nossa Senhora da Boa Viagem terão início às 15h30, com a Missa Solene, seguindo-se a Procissão com as já referidas Bênçãos dos Barcos nos rios. Desde os anos sessenta que a benção se estende também às viaturas, na Praça Alexandre Herculano.

As Cerimónias do Dia do Concelho vão ter início às 9h30 com o Içar das Bandeiras, nos Paços do Concelho, com Guarda de Honra prestada pelos Bombeiros Voluntários de Constância e a presença da Banda da Associação Filarmónica Montalvense 24 de Janeiro. Às 10h00 decorrerá a cerimónia de Distinção dos Funcionários do Município com 10, 20 e 30 anos de serviço, ao que seguirá uma visita às ruas floridas.

DEIXAR UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here