Constância | Crianças sensibilizadas para salvaguardar património imaterial

«De boca em boca – contos, lendas, adivinhas, lengalengas…», assim se designam as sessões de promoção do património cultural imaterial destinadas às crianças dos jardins de Infância do concelho de Constância, a realizar nos dias 6, 19 e 27 de fevereiro, nos Centros Escolares de Montalvo, Constância e Santa Margarida da Coutada, respetivamente.

PUB

Dinamizadas pela Câmara Municipal, através do Museu dos Rios e das Artes Marítimas, as sessões integram as estratégias de divulgação e promoção do Património Cultural Imaterial do concelho de Constância.

Em nota de imprensa, a autarquia lembra que “em tempos idos, era no calor da lareiras, antes de ir para a cama, que os pais e os avós contavam aos filhos e aos netos histórias fantásticas de tesouros, animais que falavam, bruxas, lobisomens, ajudando-os a crescer, enfrentar medos e desafios”. Rimas, lengalengas e trava-línguas introduziam os mais novos na vida, promovendo o domínio da linguagem e a compreensão do mundo. Também os provérbios e adivinhas integravam o quotidiano e aproximavam gerações.

São objetivos desta iniciativa “dar continuidade à pesquisa do património cultural imaterial do concelho de Constância e simultaneamente divulgar e promover junto dos mais novos, os conteúdos de algumas recolhas já efetuadas”.

Para a autarquia, que se afirma “consciente da riqueza” daquele património, as crianças são “as fiéis guardiãs e promotoras dos diferentes patrimónios”.

PUB

 

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here