Constância | Cortejo fluvial da festa da Boa Viagem será dos mais participados de sempre

Cerca de 50 embarcações participam no cortejo fluvial. Foto: CM Constância

Cerca de meia centena de embarcações, onde estão envolvidas mais de 250 pessoas, vão participar nas cerimónias religiosas do Feriado Municipal da Festa da Boa Viagem, na segunda-feira, dia 22 de abril, em Constância.

PUB

Os números revelam que esta será uma das Festas mais participadas de sempre do ponto de vista da representação e participação no cortejo fluvial, estando confirmados 19 municípios, sete juntas de freguesia, cinco corpos de Bombeiros, dois agrupamentos de Escuteiros e oito Associações e Centros Náuticos

Participam embarcações representativas da quase totalidade dos municípios ribeirinhos do Tejo, desde Abrantes até ao mar, que por volta das 13 horas de segunda feira de Pascoela, serão recebidas com salva de foguetes e saudação musical pela Banda da Associação Filarmónica Montalvense 24 de Janeiro, de Montalvo.

Os barcos vão participar “num grandioso cortejo fluvial nos rios Tejo e Zêzere para receberem as Bênçãos de Nossa Senhora da Boa Viagem que, em terra, percorre as ruas da vila, em Procissão de rara beleza e envolvimento religioso”, explica a Autarquia de Constância em comunicado de imprensa.

Padre Nuno Miguel durante a bênção dos barcos nas Festas de Nossa Senhora da Boa Viagem. Foto: DR

As tripulações das embarcações “estarão trajadas ao modo das épocas de então, lembrando os tempos em que os rios eram estradas e deles vinha o ganha-pão de grande parte da população”, refere a mesma nota.

PUB

As cerimónias religiosas em louvor de Nossa Senhora da Boa Viagem terão início às 15.30 horas, com a Missa Solene, seguindo-se a Procissão com as já referidas Bênçãos dos Barcos nos rios, e das Viaturas, na Praça Alexandre Herculano.

As Cerimónias do Dia do Concelho começam às 10 horas com o Içar das Bandeiras, nos Paços do Concelho, com Guarda de Honra prestada pelos Bombeiros Voluntários de Constância e a presença da Banda da Associação Filarmónica Montalvense 24 de Janeiro. Às 10.30 horas decorrerá a Sessão Solene Evocativa do Feriado Municipal, que integra um apontamento musical com Rui Calapez e a cerimónia de Distinção dos Funcionários do Município com 10, 20 e 30 anos de serviço.

A organização salienta que “havendo previsão de tempo razoável e estando garantida água das barragens, estão reunidas condições para que seja uma grande Festa de Constância e do Tejo, digna da sua plurissecular tradição”.

O Executivo de Constância regista “com muito agrado esta tão participada representação humana, numa parte da Festa que nos deve deixar a todos orgulhosos da nossa Terra e da nossa Festa”.

Um fim de semana prolongado e animado

Este ano, os cabeças de cartaz das Festas do Concelho 2019 / Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem em Constância são o popular cantor Toy e a ex-vocalista dos Madredeus, Teresa Salgueiro, que atuam nos dias 20 e 22 de abril, respetivamente. No dia 21, Sérgio Amarelo é o responsável por animar a noite tendo Berg como convidado.

O programa contempla ainda animação de rua, a tradicional tarde de folclore dinamizada pelo Rancho Folclórico Os Camponeses de Malpique e atuações da Filarmónica Montalvense, grupo de cantares da Casa do Povo de Montalvo e Grupo Cultural Emoções de Malpique.

O Grande Prémio da Páscoa em Atletismo, a Mostra Nacional de Artesanato, a Mostra de Doces Sabores, a Mostra de Sabores e Saberes do Concelho, as exposições, as ruas floridas e as tasquinhas com gastronomia típica complementam o programa e constituem atrativos para uma visita à Vila-Poema de 20 a 22 de abril.

Programa das Festas do Concelho de Constância/Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem: 

Sábado, 20 de abril  –

09h30 – 31.º Grande Prémio da Páscoa em Atletismo

15h00 – Abertura oficial das Festas – Praça Alexandre Herculano

15h30 – Abertura da Mostra Nacional de Artesanato, Mostra de Doces Sabores e Exposição

16h30 – Atuação do Grupo de Cantares da Casa do Povo de Montalvo – Palco Pelourinho

17h30 – Mega Aula de Zumba – Praça Alexandre Herculano

18h30 – Apresentação de danças populares pela Universidade Sénior de Constância – Junto ao monumento a Camões

20h30 – Atuação do Grupo de Dança Dreamers – Junto ao Palco Pelourinho

22h00 – Concerto de Toy – Palco Camões

23h30 – Concerto de FH5 – Palco Pelourinho

Domingo, 21 de abril

15h00 – Abertura da Mostra Nacional de Artesanato, Mostra de Doces Sabores e Exposição

15h30 – Tarde de Folclore com Rancho Folclórico “Os Camponeses” de Malpique, Rancho Folclórico de S. José da Lamarosa (Coruche) e Rancho Folclórico da Casa do Povo de Ponte de Sôr – Palco Camões

21h15 – Concerto da Banda da Associação Filarmónica Montalvense 24 de Janeiro – Palco Camões

22h15 – Concerto de Amarelo e Berg – Palco Camões

23h45 – Concerto de Remédio Santu – Palco Pelourinho

Segunda-feira, 22 de abril

10h00 – Içar das Bandeiras – Paços do Concelho

10h30 – Sessão Solene Evocativa do Feriado Municipal – Salão Nobre dos Paços do Concelho

12h00 – Concerto com Carrilhão Lvsitanvs – Margem do Rio Zêzere

13h00 – Chegada das Embarcações engalanadas ao cais de Constância

15h00 – Abertura da Mostra Nacional de Artesanato, Mostra de Doces Sabores e Exposição

15h30 – Cerimónias Religiosas – Eucaristia e procissão em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem e bênção dos barcos nos rios Tejo e Zêzere

21h00 – Atuação do Grupo Cultural Emoções de Malpique

22h15 – Concerto de Teresa Salgueiro – Palco Camões

00h00 – Espetáculo Piromusical – Margem Ribeirinha

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here