Constância | Conheça o “programa das festas” com fé, animação, tradição e desporto

Festas de Constância. Foto: DR

As Festas do Concelho e de Nossa Senhora da Boa Viagem estão de regresso a Constância no final desta semana e a Páscoa é vivida com um programa criado a pensar em quem gosta de fé, animação, tradição e desporto. Entre 14 e 17 de abril, de sexta a segunda-feira, as ruas floridas do centro histórico recebem os visitantes, entre eles o Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, no Dia do Concelho.

PUB

São toneladas de papel transformadas pela população num imenso jardim que os fãs das Festas do Concelho de Constância e de Nossa Senhora da Boa Viagem já estão habituados a descobrir durante os festejos que marcam a Páscoa. Facto que, por si só, constitui motivo de visita até segunda-feira, dia 17 de abril.

O cartaz anuncia a abertura oficial para as 15h00 de sábado, dia 15, na Tenda Jovem colocada no recinto das Festas, uma novidade desta edição. No entanto, os primeiros visitantes chegaram no dia anterior, 14, à mesma hora para os primeiros minutos das mostras de Artesanato e de Doces Sabores, que abrem sempre às 15h00 no parque de merendas. Mais tarde, pelas 22h00, aguardaram-nos os sons dos Hyubris no Palco Camões.

A inauguração oficial, este sábado, às 15:00, começou a preparar-se com os participantes da vigésima nona edição do Grande Prémio da Páscoa de Constância em Atletismo / EDP Distribuição por perto, que se juntaram a partir das 9h30 na Avenida das Forças Armadas. Por ali também estará a equipa do programa “Aqui Portugal” (RTP1), cuja emissão começa às 14h00.

Constância | Conheça o “programa das festas” com fé, animação, tradição e desporto
Os Hyubris abrem o cartaz musical no dia 14. Foto: DR

Meia hora depois da inauguração do certame, os 63 sinos do Carrilhão LVSITANVS ecoam na margem do rio Zêzere junto do Parque de Merendas, onde ficará estacionado até dia 17. O Palco Pelourinho recebe as danças populares pela Universidade Sénior de Constância às 16h00 e realiza-se uma mega aula de zumba na Praça Alexandre Herculano às 17h00.

Antes do jantar nas tasquinhas, no espaço localizado no Largo Cabral Moncada, ainda há tempo para ouvir o old jazz da banda de Minde (Alcanena), os Xaral’s Dixie, que percorre as ruas entre as 18h00 e as 21h00, e a animação do Projeto Ganhar Asas E6G com o grupo de dança Dreamers e o grupo de música Giorgia no Palco Pelourinho, às 20h30. A noite junta no cartaz os HMB, que atuam no Palco Camões às 22h00, e os Ferro&Fogo, no Palco Pelourinho às 23h30. As primeiras horas da madrugada passam-se na Tenda Jovem.

O programa cultural do segundo dia oficial das festas, domingo 16, arranca às 16h00 com uma tarde de folclore organizada pelo Rancho Folclórico Os Camponeses de Malpique, que partilham o Palco Camões com o Rancho Folclórico de Paços dos Negros (Almeirim) e o Grupo Folclórico de S. Tiago de Custóias (Matosinhos).

Constância | Conheça o “programa das festas” com fé, animação, tradição e desporto
Os barcos engalanados chegam ao cais de Constância no dia 17. Foto: Paulo Jorge de Sousa

A partir das 18h00 as ruas voltam a ter animação, desta vez com o ritmo de Miss Easy, que cede o protagonismo às 21h00 ao concerto do Carrilhão LVSITANVS. A Banda Filarmónica de Montalvo sobe ao Palco Camões a partir das 22h00 e a noite termina no Palco Pelourinho ao som da banda Echoes Tributo a Pink Floyd, a partir das 23h30.

No feriado municipal, segunda-feira, as comemorações do Dia do Concelho percorrem a vila, com ponto de partida nos Paços do Concelho, onde são içadas as bandeiras pelas 9h30 com guarda de honra prestada pelos Bombeiros Voluntários de Constância e a presença da Banda da Associação Filarmónica Montalvense 24 de Janeiro.

O dia dedicado à Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem inclui uma visita às ruas floridas a partir das 10h30, meia hora depois dos funcionários com 10, 20 e 30 anos de serviço serem distinguidos no Salão Nobre. Às 12h00 volta-se a ouvir o Carrilhão LVSITANVS e às 12h30 o Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, é recebido junto ao Monumento a Camões para assistir à chegada das embarcações engalanadas ao Cais de Constância, prevista para as 13h00.

Constância | Conheça o “programa das festas” com fé, animação, tradição e desporto
Tim, vocalista dos Xutos & Pontapés atua na última noite. Foto: DR

Ao almoço nas tasquinhas que perpetua a tradição do piquenique pascoal dos marítimos em tempos idos, seguem-se as cerimónias religiosas, a partir das 15h30, com a Eucaristia solene e a procissão em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem, assim como a simbólica bênção nos barcos nos rios Tejo e Zêzere e a bênção das viaturas na Praça Alexandre Herculano.

A despedida da edição das festas de 2017 começa às 21h00 com o concerto do Carrilhão LVSITANVS, a atuação de Tim, o vocalista dos Xutos&Pontapés, no Palco Camões às 22h00 e o espetáculo piromusical na margem do rio Zêzere.

Poucas serão as horas calmas em Constância entre o final desta semana e o início da próxima, mas certamente haverá tempo para visitar a exposição “Ruas da Festa”, patente na Antiga Cadeia, e os espaços de divulgação da NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém e da TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior.

As famílias têm à  disposição um espaço criança com insufláveis, pinturas faciais, moldagem de balões e uma bicicleta estática e os amantes de fotografia podem viver a festa de forma diferente com a participação no concurso “Olhar a Festa”, cujas normas de participação podem ser consultadas no Posto de Turismo.

DEIXAR UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here