Constância | Concelho assinala Jornadas Europeias do Património

Foto: SantosValPhotography (R)

As Jornadas Europeias do Património, que este ano têm como tema “Artes | Património | Lazer”, vão ser assinaladas em Constância no domingo, dia 22, e 28 de setembro. Esta é uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, e por terras constancienses ganha forma com a apresentação de um livro sobre tradição oral no concelho e um percurso pedestre interpretativo, com degustação.

PUB

Estas jornadas pretendem “mostrar as inúmeras facetas do património ligadas às artes, como fonte de diversão e lazer, permitindo ao público vivenciar e apropriar-se de uma parte da cultura”, lê-se na nota imprensa do município de Constância.

Assim, dia 22 de setembro, pelas 15H00, a Casa-Memória de Camões recebe a apresentação do livro “Tradição Oral do Concelho de Constância – Património Cultural Imaterial”, composto pelos principais géneros da literatura oral tradicional, como orações, rezas, ditos e provérbios, cantigas, adivinhas, romances, contos, entre outros.

Segundo a autarquia, “este livro resulta de uma candidatura ao PEDIME, Valorização dos Recursos TIC em Contexto Escolar e Interação com a Comunidade, no qual o município de Constância, através do Museu dos Rios e das Artes Marítimas e a Escola Básica e Secundária Luís de Camões, desenvolveram um trabalho de recolha do património cultural imaterial no concelho de Constância, realizado pelos alunos do 5º e 6º anos de escolaridade, no domínio da Literatura Oral Tradicional”.

O património salvaguardado neste livro representa “uma riqueza acumulada ao longo de gerações, um bem coletivo da comunidade, que deve ser recolhido, protegido, valorizado e transmitido às gerações do futuro”, lê-se.

Já no dia 28 de setembro, com início marcado para as 9H00, tem lugar o Percurso Pedestre «Paisagem com Arte», um passeio interpretativo. O ponto de encontro é na Praça Alexandre Herculano, na vila de Constância.

O percurso passará por algumas formas de arte em espaço público, pelas artes e ofícios tradicionais, terminando nas mais recentes manifestações de arte urbana. No final, acontecerá uma degustação no Museu dos Rios e das Artes Marítimas, onde se poderão saborear “paladares de outros tempos”.

A distância é de 8 km, sendo um percurso de dificuldade fácil e com duração média de três horas. Os interessados devem inscrever-se até dia 27 de setembro através do e-mail parqueambiental@cm-constancia.pt, ou pelo telefone 249 736 929. O custo da participação é de 3 euros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here