Constância | Adelino Gomes é o novo presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários

Adelino Gomes tomou posse como presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Constância. Foto: DR

Adelino Gomes, comandante dos bombeiros de Constância durante 22 anos, é o novo presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Constância (AHBVC), tendo assumido a posse do cargo no dia 8 de janeiro por um período de três anos (2019-2022). As metas e os objetivos a atingir estão bem definidos pela nova equipa diretiva.

“A preocupação principal é de ordem financeira. Precisamos de criar uma almofada financeira, com o apoio de mecenas ou de algumas entidades, para que consigamos no final de cada mês cumprir com os nossos compromissos a tempo e horas, e ir equilibrando as contas sem sobressaltos. Mas sem esta almofada financeira torna-se complicado”, disse o atual presidente da direção, que já leva 48 anos dedicados à corporação de Constância, muitos deles como comandante.

A estrutura do corpo de bombeiros da AHBVC, fundada a 9 de maio de 1925, é atualmente composta por 28 profissionais mais 65 voluntários, o que implica, a par das despesas com segurança social, manutenção das viaturas, seguros, combustíveis e outros, uma despesa fixa mensal na ordem dos 50 mil euros.

PUB

Com um total de 43 viaturas, dois barcos e duas moto4, um dos objetivos é renovar o parque de viaturas com duas ou três novas ambulâncias, incluindo uma de socorro. “O parque está a ficar obsoleto com algumas viaturas, nomeadamente ambulâncias, a apresentarem muito desgaste. As viaturas de combate a incêndios estão conservadas mas precisamos de pelo menos duas novas ambulâncias”, contabiliza Adelino Gomes.

Adelino Gomes, ex-comandante dos bombeiros de Constância, é o novo presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Constância (AHBVC), tendo assumido a posse do cargo no dia 8 de janeiro por um período de três anos (2019-2022). Foto: DR

Em meados de janeiro, a AHBVC ainda reconhecia um atraso no pagamento do ordenado de dezembro a par de uma parte do 13º mês, verbas que a atual direção quer regularizar rapidamente.

PUB

“É como digo, com uma almofada financeira conseguíamos trabalhar sem estes sobressaltos de estar à espera que nos paguem para podermos pagar aos nossos fornecedores e funcionários. Mas temos uma equipa que acho que vai trabalhar bem, com elementos experientes ao nível empresarial e técnico, e com motivação para darmos a volta a esta situação e a esta instituição tão importante para Constância e para a região”, finalizou Adelino Gomes.

Direção:

Presidente – Adelino Lourenço Gomes

Vice-presidente – José António Morgado

Tesoureiro – Fernando Vicente Inácio

Secretário – Vítor Manuel Conceição Pereira

2º Secretário – Luísa Maria Gonçalves Dias

Vogal – Carlos Alberto Calado

Vogal – Manuel Agostinho Cachucho

Suplente – António Manuel Sousa

Suplente – João Manuel Rui

Conselho Fiscal:

Presidente – Rui Miguel Pedro

Secretário – Celestino Freire

Relator – José modesto Cerqueira

Suplente – José Freitas Pinhão

Assembleia-Geral:

Presidente – António Manuel Santos

Vice-presidente – Amílcar Avó Dias

Secretária – Cristina Maria Almeida

2ª Secretária – Lúcia Maria Gato

Suplente – Joaquim Mendes Fernandes

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here