Constância | 30º Acampamento Margaridas junta mil escuteiros de todo o país

Acampamento Margaridas 2020 decorre em Malpique/Constância de 22 a 25 de fevereiro. Foto arquivo: mediotejo,net

Cerca de mil escuteiros de todo o país vão participar na 30ª edição do Acampamento Margaridas, evento que decorre a partir de sábado, dia 22 e até terça-feira, dia 25 de fevereiro, em Constância, ano de estreia de um novo espaço localizado na localidade de Malpique, junto ao bairro da Serafina, com cerca de 8,5 hectares. Uma iniciativa lançada na época carnavalesca de 1990 pelo Agrupamento 707 (Constância Sul), do Corpo Nacional de Escutas (CNE) e que este ano tem como tema geral “Nem tudo é Carnaval” e tema particular “30 anos a levar as nossas cores ao mundo”.

“Vai ser um acampamento especial e uma edição marcante porquanto assinalamos 30 anos do Margaridas de forma ininterrupta e porque vamos estrear o nosso novo espaço, num local muito agradável, com a envolvente da natureza e uma vista privilegiada para o Tejo”, disse ao mediotejo.net Gustavo Frade, dirigente do Agrupamento 707 e coordenar as atividades dos Exploradores.

A nova área de oito hectares e meio garante uma capacidade para acolher mais de 3 mil escuteiros, o triplo do número médio de escuteiros participantes no Acampamento Margaridas que este ano 2020 assinala a 30ª edição.

PUB

“Este ano temos 980 inscrições com agrupamentos vindos um pouco de todo o país e as atividades vão desenrolar-se no Campo de Atividades Chefe Almeida (CACHA), assim denominado em memória do antigo Chefe e fundador do Agrupamento de Constância.

O Acampamento Margaridas é dirigido a todas as seções escutistas, desde atividades para os Lobitos (com idades entre os 6 e os 10 anos), Exploradores (dos 10 aos 14), Pioneiros (14 aos 18) e Caminheiros (entre os 18 e os 22 anos), contando a organização com o apoio de dezenas de pais nas operações logísticas.

PUB

Este ano os Exploradores vão desenvolver uma atividade conjunta com a Brigada Mecanizada e que passa pela reflorestação de uma zona na Ervideira, dentro do perímetro militar, com cerca de três centenas de pés de pinheiro manso, sendo ainda de destacar a abertura do acampamento à população para participação na Eucaristia que decorrerá na terça-feira, dia 25, às 9:00.

A nova área de oito hectares e meio garante uma capacidade para acolher mais de 3 mil escuteiros, o triplo do número médio de escuteiros participantes no Acampamento Margaridas que este ano 2020 assinala a 30ª edição.

O primeiro ano contou com a participação de 65 elementos do CNE e 12 elementos do grupo 49 da AEP de Lamego, número que tem aumentado de forma significativa e este ano prevê a presença de 980 escuteiros vindos um pouco de todo o país no novo espaço cedido pela autarquia, na zona de Malpique, saindo este ano do Alto de Santo Bárbara, junto ao Centro de Ciência, onde se realizou nos últimos anos. Até 2004, a iniciativa que decorre de forma ininterrupta deste do seu início realizou-se no Campo Militar de Santa Margarida.

Acampamento em Constância reune todos os anos centenas de escuteiros de todo o país. Foto arquivo: mediotejo.net

A organização pretende que o ‘Margaridas” seja “marcado por aventuras escutistas e uma vivência dos Homens que num dia receberam o Amor e a Luz de Cristo e se tornaram peregrinos e missionários de Jesus. O Acampamento das Margaridas procurou e procura ser sempre uma festa do escutismo de vários agrupamentos e de diferentes regiões”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here