Ciclismo | 81ª Volta a Portugal em Bicicleta volta a animar o Médio Tejo

81ª Volta a Portugal em Bicicleta passa na região no dia 03 de agosto. Foto mediotejo

De regresso ao Ribatejo e região do Médio Tejo na sua terceira etapa, a 81ª Volta a Portugal em Bicicleta vai arrancar em Viseu a 31 de julho. A terceira etapa da prova vai iniciar-se em Santarém e terminar em Castelo Branco naquela que, com 181,8 Km, é a segunda tirada mais longa da Volta.

PUB

Será no dia 03 de agosto que as estradas da região se vão animar com a passagem dos corredores por Santarém, cruzando a região da Lezíria e do Médio Tejo, e entrando por terras do Alto Alentejo, com uma contagem de Montanha de 3ª Categoria em Gavião.

A edição deste ano conta com 19 equipas inscritas, sendo 11 estrangeiras, que irão percorrer 1.531,1 Km divididos por dez etapas além do Prólogo.

Etapa três com muitos motivos de interesse. Foto: mediotejo.net

O favoritismo para a vitória final recai sobre a equipa do W52/FC Porto com Edgar Pinto, Gustavo César Veloso e Raúl Alarcón, este o vencedor das duas últimas edições. A contrariar este favoritismo vai estar o Sporting Clube de Portugal/Tavira com os experientes Tiago Machado, José Mendes e Rinaldo Nocentini.

A ter em linha de conta os “outsiders” Joni Brandão (Efapel), António Barbio (LA Alumínios), Vicente Garcia de Mateos (Ludofoods Louletano Aviludo) ou algum ciclista das equipas estrangeiras, principalmente das Profissionais Continentais: as espanholas Caja Rural e Euskadi-Murias, a israelita Israel Cycling Academy e a francesa Arkea Samsic.

PUB
Raúl Alarcón (W52-FC Porto) foi o vencedor das duas últimas edições da “Grandíssima” . Foto mediotejo.net

A terceira etapa terá partida de Santarém (Campo Emílio Infante da Câmara) pelas 12H20m passando por Almeirim, Alpiarça (Meta Volante), Chamusca (13H14m), Golegã (13H27m), Riachos, Entroncamento (13H48m), Vila Nova da Barquinha, Tancos, Constância (14H08m), Montalvo, Rio de Moinhos, Abrantes (Meta Volante às 14H28m), Alferrarede Velha, Mouriscas, Penhascoso (Prémio de Montanha 4ª Categoria às 15H01m), Mação (15H08m), Furtado, Domingos da Vinha, Belver (15H33m), Gavião (Prémio de Montanha de 3ª Categoria às 15H42m), Arez, Nisa (16H26m), Serra de S.Miguel (Prémio de Montanha de 4ª Categoria às 16H46m), Vila Velha de Rodão (Meta Volante às 16H55m), Retaxo-Cebolais de Cima (Prémio de Montanha de 4ª Categoria às 17H21m) e chegada a Castelo Branco (Avenida Nuno Álvares) às 17H41m.

Abrantes irá assistir à passagem da Volta. Foto: mediotejo.net

As horas de passagem são aproximadas e calculadas pela Organização para uma média de 38 Km/hora. Deste percurso ressalta como maiores dificuldades o calor, a grande quilometragem e a contagem de Montanha de 3ª Categoria em Gavião.

À semelhança de outros anos a “Grandíssima” promete espetáculo, muita animação e muito público à beira da estrada para ver passar os ciclistas da 81ª Volta a Portugal em Bicicleta.

*Com David Belém Pereira (fotos).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here