Chamusca | Município inaugura novo espaço com Skate Park e Crossfit Outdoor

O Skate Park custou cerca de 129 mil euros. Foto: CM Chamusca

Chama-se Bairro – Espaço Lúdico e de Lazer e vai ser inaugurado na zona alta da Chamusca no domingo, dia 24 de fevereiro, às 15h00. Com um investimento superior a 225 mil euros, com fundos próprios do município, a obra resultou da requalificação de uma vasta área urbana, dotando-a de melhores condições de fruição para toda a população, em especial para as crianças e jovens e criando uma nova centralidade na zona alta da vila.

PUB

Na inauguração vai haver demonstração das modalidades que se podem praticar no skate park – nomeadamente, skate, BMX e InLine (patins em linha) – por atletas convidados pela Academia dos Patins, a empresa que desenvolveu o projeto do Skate Park. Os atletas que vão fazer demonstração são Pedro Roseiro (Skate), Samuel Dias (Inline), Nuno Faria (BMX), Rodrigo Vicente (BMX).

O projeto do novo Espaço Lúdico e de Lazer do Bairro englobou a reinstalação de novos equipamentos no já existente parque infantil, a criação de uma nova zona ajardinada com mobiliário urbano (mesas, bancos e churrasco), a instalação de uma infraestrutura apta para a prática de Outdoor Crossfit, e ainda a construção de um moderno Skate Park, apto para a prática de três modalidades: BMX, patins em linha (InLine) e skate.

O Skate Park custou cerca de 129 mil euros e os restantes arranjos e equipamentos representam um custo de aproximadamente 96 mil euros.

Em nota de imprensa, o município refere que é uma aposta a criação “de um novo polo de atração de visitantes à Chamusca, sobretudo porque o novo Stake Park está dotado de todas as condições técnicas para aqui serem realizadas provas desportivas de dimensão nacional”. Anuncia-se também a dinamização de workshops para o estímulo e aprendizagem das modalidades desportivas associadas ao parque.

PUB

A obra do Skate Park da Chamusca nasceu de uma ideia lançada pelo jovem chamusquense Benjamim Silva, na altura com 11 anos, que fez chegar ao município uma proposta com várias centenas de assinaturas de outros jovens do concelho a pedirem e a apoiarem o projeto.

A requalificação de toda a zona, que incluiu também obras no ringue desportivo ali existente, tem o objetivo mais amplo de criar melhores condições de fruição do espaço público no Bairro, que é a maior área habitacional da vila da Chamusca e onde se concentra o maior número de crianças e jovens.

Para o presidente da Câmara Municipal da Chamusca “faz todo o sentido que a requalificação desta zona fosse feita de forma integrada. Já aqui existia o parque infantil e o ringue desportivo. É também nesta zona que existe a nossa escola-sede do Agrupamento, com ensino secundário e 2º e 3º ciclos. Trata-se de um investimento na promoção da prática desportiva, até porque a Chamusca foi reconhecida por três anos consecutivos como Município “Amigo do Desporto””.

“E é também um investimento em modos de vida saudável para toda a população”, acrescenta Paulo Queimado.

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here