Chamusca | Freguesia de Ulme concorre às 7 Maravilhas com dois doces

Pinéu Doce e Melgas Doces. Foto: JF Ulme

Pinéu Doce e Melgas Doces são os dois produtos que a Junta de Freguesia de Ulme, do concelho da Chamusca, apresentou como candidatura ao concurso “7 Maravilhas Doces de Portugal”, do projeto “7 Maravilhas de Portugal”.

PUB

O Pinéu Doce concorre à Categoria de Inovação e é um doce da autoria de Juliana Gregório, que foi o vencedor do concurso Pinéu Doce, dinamizado pela Junta de Freguesia de Ulme.

Na Categoria de Bolo de Pastelaria, a freguesia de Ulme candidata as Melgas Doces, um doce de ovos desenvolvido pela Universidade Sénior de Ulme e Semideiro.

No âmbito da efeméride de elevação de Ulme à categoria de vila há 458 anos, a 23 de fevereiro, a Junta de Freguesia realizou um concurso gastronómico de doçaria. O objetivo era eleger um doce típico da freguesia, com a condição obrigatória do uso de produtos tradicionais da freguesia onde sobressai o arroz. E foi neste concurso, onde houve 13 candidatos, que saiu vencedor o oficialmente designado Pinéu Doce.

Em ambos os doces, o arroz é um dos ingredientes principais, sendo um produto endógeno típico e de produção na freguesia de Ulme, com uma elevada importância económica, mas também paisagística neste território.

PUB

O Município da Chamusca apoia esta candidatura e promoveu os doces durante a presença na Bolsa de Turismo de Lisboa, integrando-os na degustação de produtos tradicionais do concelho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here