Chamusca | Festival do Cogumelo reforça economia local e destaca-se pelos paladares tradicionais (c/video)

Visita inaugural do certame. Foto: mediotejo.net

“Apoiar os produtores e agentes económicos locais a dar destaque a um produto com mercado e com históricas ligações à economia do concelho” é o principal objetivo da III edição do Festival do Cogumelo da Parreira, um evento que decorre de 1 a 3 de março, através de uma parceria entre o Município da Chamusca e a União de Freguesias de Parreira e Chouto.

PUB

Se há algumas décadas os cogumelos silvestres eram o “ganha-pão” de muitas famílias da Charneca Ribatejana, hoje em dia a produção concentra-se em meia dúzia de empresários que estiveram representados com os seus produtos no Festival do Cogumelo da Parreira.

Tal não significa que se tenha deixado de apanhar cogumelos silvestres, mas é uma atividade menos intensa do que há algumas décadas. Para recordar estes tempos, a organização do festival programou um “passeio micológico” até ao campo onde crescem os cogumelos, para ver de perto este produto endógeno que está a ter uma crescente procura nos mercados nacionais e internacionais.

Rui Hipólito, chefe de gabinete do Presidente da Câmara Municipal da Chamusca, que antes de entrar na política já se dedicava à produção de cogumelos, confirma que este ano há uma maior procura deste produto endógeno, tanto por parte de restaurantes da região como também de clientes individuais.

Os produtores locais fornecem sobretudo para o chamado canal HORECA (hotelaria, restauração e cafetaria), fazendo chegar o produto ao cliente final, sem intermediários, o que permite escoar mais facilmente a preços mais competitivos.

PUB

Da espécie Shiitake aos mais conhecidos Champignon, que se vende em covetes nos supermercados, passando pela Silerca, há mais de 3 mil espécies de cogumelos registadas em Portugal, a maior parte delas mais visíveis no Outono.

Entrevista com a micóloga Marta Ferreira no III Festival do Cogumelo da Parreira, Chamusca, de 1 a 3 de março,

Publicado por mediotejo.net em Sexta-feira, 1 de março de 2019

Marta Ferreira, “a guru dos Cogumelos”

Especialista em cogumelos silvestres e micóloga, Marta Ferreira é apresentada no evento como “a guru dos cogumelos”, nas palavras do Presidente da União de Freguesias, Bruno Oliveira. A ela se deve a dinamização de várias atividades ao longo dos três dias: Passeio micológico, sessão “desmistificação de mitos sobre Cogumelos” e Workshop “Como Cultivar Cogumelos em Casa”.

Com formação na área da Engenharia Agrária, Marta Ferreira tem um percurso profissional ligado à produção e identificação de cogumelos silvestres. É com entusiasmo que fala destes fungos que ali se apresentavam desidratados e frescos.

Abertura do III Festival do Cogumelo da Parreira, Chamusca, certame que decorre de 1 a 3 de março,

Publicado por mediotejo.net em Sexta-feira, 1 de março de 2019

Um evento que “tem sido um sucesso”

Na hora dos discursos inaugurais, o Presidente da Câmara da Chamusca recordou como tudo começou. O Festival do Cogumelo resultou de um desafio lançado pelo Presidente da Junta numa freguesia em que existem vários produtores de Cogumelos, onde ainda existe a tradição da apanha dos Cogumelos selvagens e que “foi o sustento de muitas famílias durante muitos anos”.

Paulo Queimado salientou o evento também como uma forma de mostrar aquilo que a Chamusca e sobretudo a Freguesia de Parreira e Chouto tem de melhor.

Bruno Oliveira, Presidente da Junta, fez o historial de como surgiu o evento e da parceria “fundamental” com a câmara. “Tem sido um sucesso pela envolvência que conseguimos ter da nossa população e pela “muita gente que conseguimos trazer à nossa Freguesia”, realçou o autarca, que se refere a “um evento cada vez mais marcante”.

Apesar das “condicionantes logísticas”, é objetivo da organização é “modernizar o evento”. Daí a participação do Chef Chakall (dia 2 de março) e Chef Marco Costa (dia 3) que fazem demonstrações de confeção de iguarias com Cogumelos.

Ambos os autarcas, da Câmara e da Junta, elogiaram a dedicação e o envolvimento que a Academia Sénior tem desenvolvido no evento, bem como as associações e a comunidade local.

 

Programa para este domingo, 3 de março

10h30 – Passeio micológico conduzido pela micóloga Marta Ferreira (inscrições prévias para contatos 249 771 051 | 249 771 336)

12h30 – Sopa de Cogumelo servida pelo Ranho Folclórico da Parreira

14h30 – Workshop “Como Cultivar Cogumelos em Casa” pela micóloga Marta Ferreira

15h00 – Atuação da Charanga “Os Batatas” pelo recinto

17h00 – Concurso “Melhor Prato em Família”

19h30 – Showcooking com Chef Marco Costa

21h00 – Atuação de Miguel Azevedo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here