Chamusca | Feira do Chocalho anima o Chouto até este domingo

Na feira de 2018. Foto: CM Chamusca

Com origem nas tradicionais feiras de levante, a Feira de São Pedro e do Chocalho, que se realiza no Chouto (União de Freguesias de Parreira e Chouto), no concelho da Chamusca, de 28 a 30 de junho, é um importante ponto de encontro para as gentes de Chouto e dos lugares vizinhos, assim como mantém viva a tradição de comercialização de chocalhos, que é uma das atividades que se destacavam na feira franca que aqui realizava em tempos idos.

PUB

Este ano a Feira apresenta um programa de animação com cartaz musical em que se destacam os concertos de Maria Lisboa (29 de junho) e de Belito Campos (30 de junho). Completam o programa: Jorge Guerreiro (29 de junho), Bezourinhos del Ferdinand (29 de junho), Dj Kristoff (29 de maio) e baile com Miguel Azevedo (30 de junho).

Além do espaço expositivo, com stands, e da animação musical no palco principal, a Feira tem outros motivos de interesse. Desde logo, em 2019, realiza-se o 1.º Encontro de Sketchers da Feira de São Pedro, com início às 11h00 de sábado dia 29 de junho, no recinto da festa.

Neste segundo dia da festa, há ainda o III Encontro de Jovens de Ontem, com programa próprio a iniciar-se também às 11h00. No domingo, destaca-se o 3.º Grande Prémio de Atletismo da Feira de São Pedro, com início às 09h30, mas meia hora, pode ainda optar pela participação em dois eventos distintos: Passeio Hípico, organizado pela Associação Hípica do Concelho da Chamusca; Passeio de Cicloturismo da Feira de São Pedro; ambos com partida do recinto da festa.

Ainda no domingo, dia 30, é celebrada a Missa Festiva com a procissão em honra de São Pedro, às 11h30, uma cerimónia que terá participação da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários da Chamusca e de elementos da Associação Hípica.

PUB

Ao nível do folclore, no domingo a partir das 17h00, há atuação do Rancho da Parreira e depois Encontro de Fandango.

Estando em pleno Ribatejo, não podiam faltar as atividades taurinas. Está anunciada uma demonstração de pegas pelo grupo das Forcadas Femininas de Benavente, pelas 18h00, de domingo, seguida de picaria, às 19h00.

A inauguração da Feira está marcada para as 20h00 de sexta-feira, dia 28 de junho, com a participação da Academia Sénior de Parreira e Chouto.

Neste primeiro dia há sardinhada e arraial com Ritmo da Noite II. No sábado, às 17h00 destaque ainda para o passeio de motorizadas com receção e atuação da Charanga “Os Batatas”. No domingo de manhã, há rastreios de saúde no recinto da festa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here