Chamusca | Concelho tem percurso pedestre no Guia da Lezíria do Tejo

Momento do lançamento oficial do percurso. Foto: CM Chamusca

O primeiro percurso do concelho da Chamusca que está integrado no Guia de Percursos Pedestres da Lezíria do Tejo foi lançado oficialmente no dia 6 de julho pelo município da Chamusca e Entidade Regional de Turismo do Alentejo/Ribatejo (ERT).

PUB

O designado PR 1 – Percurso Pedestre da Chamusca “Da Charneca às Margens do Tejo” tem uma extensão de 10km. Inicia-se no Jardim do Coreto e atravessa alguns dos principais pontos da vila, nomeadamente, Ermida da Senhora do Pranto, Igreja da Misericórdia, Tapadão, Porto das Mulheres, entre a charneca e a lezíria.

Ao longo do percurso, os caminheiros podem descobrir a fauna e flora locais, com destaque para o rosmaninho, áreas de montado de sobro, entre as ruas da vila e os estradões de terra batida, onde se encontram também os campos agrícolas.

No lançamento do Guia, o presidente da ERT Alentejo / Ribatejo, António Ceia da Silva, frisou a riqueza e o potencial da região da Lezíria do Tejo ao nível do turismo, mas sublinhou que é preciso agora transformar esse potencial em produto turístico “para que venham mais turistas, mais hotéis, mais restaurantes e mais comércio”.

A par do lançamento do guia de percursos de walking (pedestres), está também em curso a criação de rotas de percursos de cycling (bicicleta).

PUB

A Chamusca será um dos dois concelhos da região que primeiro vai ter um centro de BTT integrado nesta rota. No caso da Chamusca, o Centro de BTT do Arripiado já está pronto, faltando apenas a definição por parte da ERT de uma imagem comum para a marcação dos percursos nos vários territórios.

“O sr. Presidente da Câmara da Chamusca já nos tem habituado a estar sempre à frente. Se noutros municípios temos que ser nós a empurrar as Câmaras para avançar com estes roteiros, aqui já temos tudo construído. A Chamusca anda sempre uns quilómetros à frente, mesmo de bicicleta”, enalteceu António Ceia da Silva.

O presidente da ERT pediu ainda aos caminhantes / caminheiros da Chamusca para que façam chegar informação ao município sobre a manutenção da sinalização no PR 1 da Chamusca e que, dessa forma, forneçam contributos construtivos para que este roteiro funcione em pleno.

O presidente da Câmara Municipal da Chamusca, Paulo Queimado, destacou a importância do trabalho em rede neste processo de promoção turística dos territórios. “Mais do que fazermos apenas para o nosso território é importante fazer em rede”, afirmou.

O Guia de Percursos Pedestres da Lezíria do Tejo pode ser consultado em formato digital no site do Município da Chamusca e no portal www.visitribatejo.pt.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here